A Daimler AG, montadora dona da marca Mercedes-Benz, não será gerida por um alemão pela primeira vez na sua história. A partir do próximo ano, o sueco Ola Kaellenius, de 49 anos, substitui Dieter Zetsche, de 65 anos, no cargo desde 2006, informou a empresa nesta quarta-feira (26).

“Com Ola Kallenius, estamos nomeando um executivo da Daimler reconhecido, com experiência internacional e bem-sucedido”, disse o presidente Manfred Bischoff.

A troca de cargos ocorre em um período turbulento para a montadora alemã. A empresa, assim como outras do setor, é investigada por alterações em testes de emissores de poluentes. Em junho, a Mercedes-Benz fez um recall de 800 mil veículos para substituir um software que mascarava os níveis poluentes.

Apesar de ter ultrapassado a BMW como maior vendedora de carros de luxo, a Mercedes-Benz prevê dificuldades no mercado. Neste ano, ela foi a primeira das grandes montadoras a reduzir metas anuais de vendas devido as tensões comerciais e a pressão por investimentos em carros elétricos, informou a Bloomberg.

A empresa também está encaminhando uma divisão de segmentos entre carros, caminhões e serviços. A nova estrutura pretende dar mais flexibilidade de negócio aos gestores.

Kallenius entrou para a Daimler AG em 1993 depois de estudar administração e finanças na Suécia e na Suíça. Ele trabalhou na sede da empresa em Stuttgart, e também em unidades britânicas e americanas.