O ouro fechou em baixa nesta quinta-feira, 21, pressionado após a decisão de política monetária de ontem do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O fato de que o Fed manteve a expectativa de elevação de juros mais adiante reduziu o apetite pelo metal precioso.

O ouro para entrega em dezembro fechou em queda de US$ 21,60 (1,64%), a US$ 1.294,80 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). A queda foi a mais acentuada desde 3 de julho.

O Fed manteve os juros na quarta-feira, mas também não alterou a sinalização de que pode elevar os juros novamente em 2017, mesmo que a inflação em patamar fraco leve alguns dirigentes a ponderar mais sobre o assunto. Além disso, o BC americano anunciou que iniciará seu plano para reduzir o portfólio de bônus em outubro.

As expectativas de um Fed mais “hawkish” tendem a pressionar o ouro, que compete com ativos que pagam retorno quando os juros sobem.

A comunicação do Fed “tira temporariamente interesse pelo ouro”, afirmaram analistas do Standard Bank em nota a clientes. Eles acreditam que os preços do ouro podem recuar no curto prazo, já que investidores continuam a ajustar posições para levar em conta a trajetória mais favorável a um aperto monetário do Fed. Fonte: Dow Jones Newswires