O contrato futuro de ouro fechou em queda na sessão desta terça-feira, 21, pressionado por um fortalecimento do dólar ante moedas principais, além de uma possível alta nos juros dos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em março.

O contrato para abril, negociado na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), recuou 0,02%, a US$ 1.238,90 por onça-troy.

Os preços do metal foram pressionados por comentários de dirigentes do Fed sobre altas de juros nos EUA. Hoje, o presidente da unidade de Filadélfia do BC americano, Patrick Harker, reiterou que apoia três elevações nos juros este ano. Harker tem direito a voto nas reuniões de política monetária em 2017. Após o comentário do dirigente, o dólar avançou ante moedas fortes e os juros dos Treasuries também ganharam mais força.

O ouro costuma cair quando o dólar ganha força, já que o metal é cotado na moeda americana e fica mais caro para investidores que operam em outras divisas.

Alguns investidores também esperam pela ata da última reunião de política monetária do Fed, que será divulgada amanhã. “Se a ata indicar mais uma alta das taxas em um futuro próximo, o ouro provavelmente cairá mais”, disseram analistas do Commerzbank.

Segundo o estrategista de metais preciosos do UBS, Joni Teves, “os comentários de vários membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) esta semana também podem desencadear alguma volatilidade de curto prazo nos preços do ouro, já que eles se alimentam das expectativas do Fed”. Fonte: Dow Jones Newswires