O contrato futuro de ouro fechou em alta nesta segunda-feira, 21, após atingir o maior nível desde o início de junho, em meio ao retorno das tensões entre investidores sobre a crise entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro subiu 0,39%, aos US$ 1.296,70 por onça-troy.

Os EUA e a Coreia do Sul iniciaram hoje seus exercícios militares anuais, que devem elevar a tensão na Península Coreana, já que a Coreia do Norte costuma criticá-los duramente. Como o ambiente já tem se mostrado ruim nas últimas semanas entre Washington e Pyongyang, novas trocas de ameaças ou mesmo algum teste de míssil norte-coreano podem levar os mercados internacionais em nova onda de cautela.

Muitos investidores também aguardam a conferência do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) em Jackson Hole, que deve contar com discursos da presidente da instituição, Janet Yellen, e do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

A ata da última reunião de política monetária do Fed mostrou que os dirigentes estão divididos sobre quando elevar os juros novamente, em meio a uma inflação mais fraca. Segundo analistas, um período maior sem uma alta de juros pode aumentar a demanda por ouro. (Com informações da Dow Jones Newswires)