Uma cena comum em shopping centers e espaços comuns do Brasil é ver crianças em alta velocidade, deslizando em tênis de rodinhas e luzes de LED. A marca Ortopé, da cidade gaúcha de Sapiranga, e parte do grupo Paquetá, é a principal responsável por isso. Em 2016, em plena crise, as vendas da marca cresceram 35%, com a venda de 500 mil pares. O motivo principal foi o lançamento dos tênis Ortopé Estica e Puxa, sem cadarços e com rodinhas. Em um ano, já foram vendidos meio milhão de pares. A ideia do lançamento veio de acompanhar as tendências do exterior. “Não existe mais o gênio de produto. Hoje todo mundo copia as novidades”, diz Carlos Haack, diretor da marca. “A moda nasceu nos EUA há muitos anos. A gente trouxe ela e adaptou para o mercado local. Neste ano, a expectativa é a de faturar R$ 130 milhões, com mais 17% de crescimento.

(Nota publicada na Edição 1028 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim, Cláudio Gradilone e Rodrigo Caetano)