Todas as noites antes de se deitar, o empresário Carlos Wizard Martins dispensa acertar o horário do despertador para o dia seguinte. Sabe que o seu relógio biológico não falha: sem qualquer interferência externa, às seis da manhã estará de pé, fazendo os primeiros despachos do dia diretamente da tela de seu smartphone.

Assim começa a rotina de um dos mais bem-sucedidos – e entusiastas – empresários do ramo de franquias. Fundador da rede de escolas de idiomas que leva um de seus sobrenomes, Martins agora se aventura em outros segmentos, quase quatro anos após vender o Grupo Multi, focado em franquias de educação, por cerca de R$ 2 bilhões para o grupo britânico Pearson.

“Sou um apaixonado pelo sistema de franquias”, afirma o empresário, agora dono da Sforza Holding, que detém, dentre outras marcas, Mundo Verde, Ronaldo Academy, Taco Bell e Aloha Oils – esta última, em parceria com suas filhas, também iniciadas no mundo da franquia. Recentemente voltou às origens ao se associar à rede de escolas de idiomas Wise Up, de Flávio Augusto de Souza.

Engana-se quem pensa ser necessário um grande investimento para se associar a Martins: “Sou um empresário que oferece franquias que se encaixam no apetite e na capacidade financeira do empreendedor”, diz. Para se associar à Aloha Oils, por exemplo, o investimento mínimo é de R$ 10 mil. Uma franquia da rede de comidas mexicanas Taco Bell sai por R$ 2 milhões. Para ele, o que vale é o espírito empreendedor.

A história do empresário se confunde com a própria história do setor de franquias no Brasil, uma vez que a Wizard foi fundada em 1987, mesmo ano que nasceu a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade da qual é um dos pioneiros. Também por isso, Martins é visto como referência para empreendedores iniciantes – sua rotina inclui palestras e participações em eventos de empreendedorismo no Brasil e no Exterior.