US$ 250 milhões
foi quanto o serviço de música para celular movimentou no Brasil, em 2007, diz a Frost & Sullivan

ANTES DO NASCIMENTO
Já não é mais preciso esperar nove meses para conhecer a fisionomia do seu bebê. O site Make me Babies oferece ao usuário uma ferramenta que consegue fazer uma prévia do rosto da criança a partir de fotos dos pais. O serviço é gratuito pelo www.makemebabies. com. Veja acima como seria o filho do ator Brad Pit com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

SINAL ABERTO
Até o final do ano, todos os 3,3 milhões de passageiros que circulam diariamente pelas quatro linhas do metrô de São Paulo poderão efetuar ligações pelo celular. Atualmente, o sinal funciona apenas na linha verde, que passa pela avenida Paulista. As operadoras de celular investiram US$ 100 milhões na infra- estrutura de recepção e transmissão de chamadas móveis. O novo sistema cobrirá os 31,7 quilômetros do metrô.

SE BEBER, NÃO DIRIJA
Desde que a lei seca entrou em vigor, o movimento em bares e restaurantes caiu mais de 40%. As fabricantes de bebidas alcoólicas foram as mais atingidas pela nova medida. Para reverter esse quadro, a AmBev lançou o programa online “facilitômetro”. O site indica uma lista de bares que estão mais próximos do lugar em que o usuário se encontra para que ele não precise tirar o carro da garagem. Se o internauta quiser ir de táxi, o portal calcula o valor do trajeto. Clientes do “facilitrômeto” ganham 10% de desconto ao final da corrida.

 

REDE DE NEGÓCIOS
O LinkedIn, rede social voltada a profissionais, fechou uma parceria com a o canal financeiro CNBC. Os 27 milhões usuários do site vão ter acesso ao conteúdo de notícias da empresa. A rede mantém também um acordo com o New York Times e com a revista BusinessWeek. Em junho, recebeu um aporte de US$ 53 milhões de investidores liderados pela empresa Bain Capital. O objetivo agora é ultrapassar a líder Facebook em audiência.

GURUS DA MICROSOFT
A maior fabricante de softwares do mundo vai treinar 155 representantes para trabalharem em lojas como o BestBuy e a Circuit City. A estratégia faz parte de sua campanha publicitária de US$ 300 milhões para se aproximar mais do consumidor final. Os gurus farão demonstração de produtos e serão capacitados para tirar dúvidas dos clientes. Os profissionais serão avaliados com base na habilidade de traduzir tecnologia para um idioma amigável.

Resposta Instantãnea

Emerson Murakami, diretor de TI da Dimension Data

Como a pane ocorrida no portal de venda de ingressos para o show da Madona poderia ter sido evitada?
A empresa efetuou o cadastramento dos interessados antes de iniciar a venda de ingressos. Ou seja, já imaginava o volume de acessos que teria. Sendo assim, deveria ter feito um teste, estressando ao máximo a capacidade dos servidores, para ter certeza de que agüentariam o número de internautas. Depois disso, teria de monitorar o nível de performance do site para agir a tempo caso o rendimento caísse demais. Uma alternativa seria manter o servidor em uma rede, para impedir que o sistema depedesse de uma única máquina.

Qual a importância do monitoramento de sites?
A vantagem do sistema é poder prever se todas as funções de um site funcionam corretamente, mesmo durante um pico anormal de acessos. Você pode saber, por exemplo, se o site de uma companhia aérea tem capacidade de agüentar o volume de acessos durante uma promoção de bilhetes. O impacto do site sair do ar é o mesmo do que fazer uma propaganda de um refrigerante novo e depois deixar o consumidor sem acesso a ele.

Qual o custo desse serviço?
O valor mínimo para o monitoramento de performance de sites é de R$ 100 mensais. O preço varia em função do porte e da média de número de acessos que o portal recebe.