MERCADO DIGITAL

online | Tecnologia | 22.AGO.12 - 14:02 | Atualizado em 16.04 - 12:58

5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil

Para o consultor sueco Michell Zappa, algumas inovações podem ser úteis em áreas como trânsito, saúde, economia, habitação e política

Por João Varella

Michell_Zappa.jpg

O sueco Michell Zappa é especializado em tecnologias emergentes e morou 20 anos no Brasil

 

Michell Zappa, diretor da consultoria de tendências tecnológicas Environing Technology, abriu a conferência The Next Web nesta quarta-feira (22), em São Paulo, de modo otimista, para dizer o mínimo. Em sua palestra, apontou soluções tecnológicas que podem resolver os congestionamentos, a saúde, a habitação, os juros e, pasmem, a corrupção do Brasil. Confira um resumo das principais ideias desse futurologista sueco que viveu 20 anos no País e fala português fluentemente:

Trânsito: Zappa acredita que carros sem motoristas, no longo prazo, podem resolver os aborrecimentos com o tráfego. O Google faz testes nos EUA com um carro dotado dessa tecnologia. Mas, antes desse  veículo, Zappa apontou espécie de carros-trem que  ajudam a aliviar o stress. Essa tecnologia faria com  que os automóveis andassem em comboio, sem a necessidade de motorista. Para itinerários comuns, como viagens intermunicipais, isso ajudaria a evitar acidentes de trânsito. Outra tecnologia vista pelo consultor como revolucionária nessa área são os smartphones, que atuariam como a chave de ignição dos veículos e já são capazes e apontar os melhores caminhos. Zappa não fez menção a soluções com transporte público.

Saúde: No seriado original de Star Trek, dos anos 1960, os tripulantes da nave interestelar Enterprise eram capazes de diagnosticar doenças apenas apontando o tricorder, uma espécie de celular, para o paciente. Pois essa tecnologia já está sendo desenvolvida por  empresas como a Qualcomm (conhecida por fazer chips de celulares) e, em poucos anos, será capaz de fazer diagnósticos básicos. Zappa também prevê a fabricação de medicamentos de forma rápida e na medida do paciente, em uma tecnologia similar à das impressoras 3D para cápsulas e pílulas. "Os médicos poderão se concentrar em outras tarefas", afirma Zappa. A ideia do consultor é otimista, mas não levou em conta que, no Brasil, os profissionais da saúde são ciosos dos chamados atos médicos e dificilmente abrem mão de fazer tarefas básicas - vide o tema da proibição das tradicionais parteiras domésticas, que sofre forte lobby da classe médica.

Juros: Apesar de a Selic estar em seu menor patamar histórico, é fato que o dinheiro no Brasil custa caro em comparação a outros países. Zappa propōe como solução para isso o crowd lending (empréstimo de multidão), com vários contribuintes pagando pequenas somas, o que diminui consideravelmente o risco de um calote levar alguém ou alguma instituição à bancarrota. Para completar esse sistema, é preciso de ferramentas para analisar se o tomador do empréstimo é confiável. "Tecnologias de ferramentas, como o Klout, podem ajudar nessa tarefa", diz Zappa, citando um popular recurso que mensura a influência dos usuários das redes sociais.

Habitação: Impressoras 3D gigantescas poderiam fazer bairros inteiros em horas - e a custos reduzidos. E mais: as casas não pareceriam todas iguais. Graças ao conceito de Parametric Design, computadores podem adaptar desenhos do gosto do cliente com a ergonomia necessária para aquela função. Um sujeito que aprecie formas circulares poderá ter uma porta assim desenhada pelo computador, que não vai esquecer da fechadura, por exemplo. "Isso não resolve o problema da pobreza", disse Zappa, exibindo a imagem de uma favela em uma projeção.

Corrupção: Zappa apontou ferramentas que abrem e organizam dados  sobre os políticos como um passo importante para  combater as falcatruas dos governantes. Isso, claro, sem esquecer da navegação amigável, para os usuários usarem esses recursos de modo fácil. Ficha Limpa, contas abertas são algumas das iniciativas que já existem nesse sentido.

Não bastasse isso, Zappa ainda diz que a maioria dessas soluções estará disponível em cinco anos. Para não passar por louco diante da plateia deu o exemplo do YouTube. "Há cinco anos, ninguém imaginava que publicar e ver vídeos na internet seria tão fácil e popular", disse.

O The Next Web é um ciclo de palestras itinerante, conhecido por sua fórmula de privilegiar o networking. É a primeira vez que o evento acontece fora da Europa.
 

 

 


Multimídia

Quem vai mandar nessa turma?

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara-se para passar o comando da empresa para seus filhos. em jogo, um negócio que movimenta mais de R$ 2 bilhões em 30 países

A fórmula do milionário das farmácias

Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, transformou sua pequena farmácia em uma empresa de R$ 650 milhões. Confira os bastidores da reportagem de André Jankavski

Os novos empreendedores do mercado erótico

Conheça histórias de empresários que mudaram radicalmente de ramo e decidiram apostar na indústria do prazer - que atualmente movimenta mais de US$ 46 bilhões por ano no mundo

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • ??????(Orobianco)

    em 14/04/2014 21:50:31

    Hunter Abbassi

    Denuncie esse comentário

    • check it out

      em 01/04/2014 13:01:04

      DKT8W8 I cannot thank you enough for the blog post.Thanks Again. Awesome.

      Denuncie esse comentário

      • best prices

        em 01/04/2014 08:24:39

        aEpVt0 Thanks for the article.Really looking forward to read more.

        Denuncie esse comentário

        • nice seo guys

          em 25/03/2014 10:23:15

          AuAbD7 I think this is a real great blog post.Thanks Again. Will read on...

          Denuncie esse comentário

          • check it out

            em 22/03/2014 16:49:19

            Y7TJka Looking forward to reading more. Great blog article.Really thank you! Really Cool.

            Denuncie esse comentário

            • check it out

              em 22/03/2014 12:38:28

              Irw003 Im grateful for the article post.Much thanks again. Really Great.

              Denuncie esse comentário

              • china 90cc atv hubs

                em 10/03/2014 00:19:06

                In extension, make up one's mind the features you would like to file in your website. The next step is to choose a website layout and planning how to arrange

                Denuncie esse comentário

                • ?????????? ???

                  em 08/03/2014 23:35:19

                  Interesting article, thank you. Could you tell me about the second paragraph in more detail? ?????????? ??? http://www.radhikamusic.com/

                  Denuncie esse comentário

                  • check it out

                    em 06/03/2014 08:43:13

                    wdPqZ6 I think this is a real great article post. Cool.

                    Denuncie esse comentário

                    • replica bags

                      em 05/03/2014 18:37:50

                      5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil - ISTOÉ Dinheiro replica bags

                      Denuncie esse comentário

                      • replica bags

                        em 05/03/2014 12:06:55

                        5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil - ISTOÉ Dinheiro replica bags

                        Denuncie esse comentário

                        • replica bags

                          em 05/03/2014 08:53:09

                          5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil - ISTOÉ Dinheiro replica bags

                          Denuncie esse comentário

                          • ??????? ???

                            em 02/03/2014 06:15:12

                            People produced by deficient funds persons would battle to pay bills quite a large percentage of merely will not call on siblings to help them outside in her hour among call for.

                            Denuncie esse comentário

                            • louis vuitton keepall

                              em 27/02/2014 15:23:02

                              What's up colleagues, is there any other nice blog 5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil - ISTOÉ Dinheiro related to JavaScript posts, while this one is good for PHP programming.

                              Denuncie esse comentário

                              • louis vuitton purses

                                em 26/02/2014 22:24:09

                                I am sure this 5 soluções tecnológicas para 5 grandes problemas do Brasil - ISTOÉ Dinheiro has touched all the internet people, its really really pleasant paragraph on building up new blog.

                                Denuncie esse comentário

                                • ??? ??? ??

                                  em 20/02/2014 00:07:56

                                  Although you may were unaware, Kate Spade has new arrivals and it is all about "Places going, people to see! " First stop, Brighton, England! ??? ??? ?? http://www.rusticwonders.com/

                                  Denuncie esse comentário

                                  • discount ray ban

                                    em 13/01/2014 17:38:34

                                    I ordered this a couple of months ago. Casper, had no interest but then again, he's getting on in years and it takes a lot to motivate him in this kind of "play".

                                    Denuncie esse comentário

                                    • ray ban wayfarer black

                                      em 13/01/2014 09:07:02

                                      This was a great post. The crazy thing about it is, you would think this is common knowledge. Another crazy thing about it is, you try to tell people that bread can make them fat and they come up with all kinds of "scientific" reasons why it's not true.

                                      Denuncie esse comentário

                                      • discount rayban

                                        em 05/01/2014 13:26:34

                                        Very intriguing article. I definitely want to read Heart of Lies as well as the book by Madeleine Masson!!

                                        Denuncie esse comentário

                                        • Canada Goose parka

                                          em 04/01/2014 18:55:23

                                          He is with us until the end of time. Canada Goose parka http://lachancesigns.ca/