ESTILO

Nº edição: 629 | 28.OUT.09 - 10:00 | Atualizado em 21.04 - 07:31

Safra banida

Por que o livro que revela a fraude ao redor de um vinho leiloado pela Christie's, que teria pertencido a Thomas Jefferson, foi proibido na Inglaterra

i150414.jpg

Best-seller: desde o seu lançamento, já foram vendidas 100 mil cópias em sete países

O que torna um vinho cultuado como uma obra de arte? Mais do que o processo de produção, da safra ou do terroir de onde as uvas são retiradas, o que faz a diferença é, sem dúvida, a história que uma garrafa carrega.

Nesse universo de Bacco, no qual as tradições se impõem a qualquer outro atributo, um exemplar do reputado Château Lafite, uma das joias de Bordeaux, chama atenção.

Datada de 1787, a garrafa custou US$ 156 mil em um leilão na Christie's. Mas, por trás de sua idade e de seu pedigree, há uma história obscura. Leiloada em 1985, ela supostamente havia pertencido ao ex-presidente Thomas Jefferson (1743 - 1826), autor da declaração de independência dos EUA.

O livro O vinho mais caro da história, do jornalista americano Benjamin Wallace, desfaz todo o mistério ao redor da garrafa e acusa: tudo não passa de uma fraude. No centro da história, encontra-se Michael Broadbent, um notório Master of Wine britânico e ex-diretor da Christie's entre 1966 e 1992, que teria atuado como cúmplice na farsa.

i150415.jpg

"Michael Broadbent sentiu que foi difamado no meu livro.
Obviamente, eu discordo" Benjamin Wallace, autor de
O vinho mais caro da história"

Irritado com essa imagem, Broadbent resolveu processar a editora Random House, responsável pela publicação do livro. Na semana passada, a distribuição da publicação foi proibida na Inglaterra. "Michael Broadbent sentiu que foi difamado em meu livro. Obviamente, eu discordo", disse Wallace à DINHEIRO.

O livro já vendeu 100 mil cópias em sete países. O caso ficou tão famoso que os direitos da obra foram vendidos à produtora do ator americano Will Smith, que pretende filmar a história para o cinema.

A confusão teve início, no começo da década de 80, quando Hardy Rodenstock, um exprodutor musical alemão e colecionador de vinhos, disse ter descoberto um lote de bebidas de Bourdeaux que ficou escondido por 200 anos em uma casa em Paris. Os rótulos possuíam as iniciais Th.J - um indício de que pertenceram a Thomas Jefferson.

A partir daí, os vinhos se tornaram objetos de disputa e foram comprados na Christie´s por diversos milionários. Christopher Forbes, da família que publica a revista Forbes, foi quem pagou US$ 156 mil pelo mais caro deles, um Lafite 1787. A questão mais intrigante é que Rodenstock nunca disse exatamente onde os vinhos foram encontrados e o leiloeiro dos vinhos era ninguém menos que Michael Broadbent.

A fundação responsável pelo legado de Thomas Jefferson alegou não haver registro dos vinhos leiloados. Além disso, um outro comprador desconfiou da procedência do vinho e submeteu a garrafa a uma análise de laboratório que comprovou que as iniciais de Jefferson só poderiam ter sido feitas por máquinas modernas.

Sugere-se então que as outras garrafas seriam todas mais farsas de Rodenstock. A família Forbes, porém, segue acreditando que possui um dos vinhos mais caros do mundo. Se não for, contudo, já faz parte da história.


Multimídia

Mercado analisa dados de emprego no Brasil

Nesta quinta-feira (24), sai a Pesquisa Mensal do Emprego, divulgada pelo IBGE. Analistas estimam que a taxa de desocupação dos trabalhadores registre leve alta em abril.

Samsung faz sua aposta para ser a Apple das tevês

A série 8000, lançada oficialmente na sexta-feira (18) no Brasil, é o investimento da marca para ser o aparelho top de linha. DINHEIRO testou a versão ES8000 Led de 46 polegadas.

Executivos fora do escritório

O que fazem os ceos e diretores quando tiram o terno e a gravata e quais são seus hobbies para enfrentar o estresse no trabalho.

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • Kjoecoib

    em 01/11/2011 10:00:06

    comment5,

    Denuncie esse comentário

    • Qbjxgdqj

      em 01/11/2011 06:07:22

      comment1,

      Denuncie esse comentário

      • Qkdtwoij

        em 01/11/2011 02:17:05

        comment4,

        Denuncie esse comentário

        • Msbdpxcj

          em 31/10/2011 22:30:04

          comment4,

          Denuncie esse comentário

          • Vchaaoor

            em 31/10/2011 18:43:07

            comment5,

            Denuncie esse comentário

            • Gvsalust

              em 31/10/2011 14:48:16

              comment3,

              Denuncie esse comentário

              • Lvgyvuwx

                em 31/10/2011 10:57:16

                comment4,

                Denuncie esse comentário

                • Bwyflhgk

                  em 31/10/2011 07:04:16

                  comment5,

                  Denuncie esse comentário

                  • Eipzojfi

                    em 31/10/2011 03:12:01

                    comment4,

                    Denuncie esse comentário

                    • Crflddvs

                      em 30/10/2011 23:22:57

                      comment2,

                      Denuncie esse comentário

                      • Gmdgwwpa

                        em 30/10/2011 19:30:38

                        comment3,

                        Denuncie esse comentário

                        • aTFVMPOulqTDVoo

                          em 16/09/2011 21:57:06

                          comment2,

                          Denuncie esse comentário

                          • nFeZPfuxlOEuqtwsr

                            em 17/05/2011 01:58:06

                            Denuncie esse comentário

                            • Steve Bulloch

                              em 15/03/2011 18:34:17

                              My email Steve@bullochent.com

                              Denuncie esse comentário

                              • Steve Bulloch

                                em 15/03/2011 17:17:20

                                Hi i am a gay, looking 4 date with young boys, Steve@bullochent.com

                                Denuncie esse comentário

                                Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
                                A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                                  Isto é compartilhar

                                  Divida sua leitura com seus amigos

                                  Colunas

                                  ver todos
                                  publicidade

                                  Edições especiais

                                  • Editora 3

                                  índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                                  © Copyright 1996-2011 Editora Três
                                  É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                                  Fechar [X]