ECONOMIA

online | ECONOMIA | 07.FEV.12 - 08:07

França confirma déficit comercial recorde em 2011

Por Clarissa Mangueira

O Ministério do Comércio Exterior da França confirmou que o país registrou um déficit comercial recorde no ano passado, destacando a perda de competitividade da produção nacional e suscitando um desafio adicional para o presidente Nicolas Sarkozy três meses antes das eleições. Segundo o ministério, o déficit comercial francês totalizou 69,6 bilhões de euros em 2011, significantemente pior que o déficit de 51,5 bilhões de euros registrado no ano anterior.

No ano passado, as exportações subiram 8,6%, para 428,8 bilhões de euros, conduzidas pelas vendas de produtos alimentícios e bens ligados à indústria de luxo, incluindo bolsas, perfumes e cosméticos, reportou o ministério. As importações avançaram 11,7%, para 498,4 bilhões de euros, puxadas pelo aumento do custos da energia.

O déficit comercial recuou para 4,99 bilhões de euros em dezembro, de um déficit de 5,36 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. Os economistas tinha previsto um déficit de 5,40 bilhões de euros em dezembro. Em dezembro, as exportações subiram para 36,46 bilhões de euros, de 34,02 bilhões de euros em dezembro de 2010, enquanto as importações aumentaram para 41,45 bilhões de euros, de 39,38 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Copyright © 2012 Agência Estado. Todos os direitos reservados.


ASSUNTOS RELACIONADOS

Multimídia

Mercado analisa dados de emprego no Brasil

Nesta quinta-feira (24), sai a Pesquisa Mensal do Emprego, divulgada pelo IBGE. Analistas estimam que a taxa de desocupação dos trabalhadores registre leve alta em abril.

Samsung faz sua aposta para ser a Apple das tevês

A série 8000, lançada oficialmente na sexta-feira (18) no Brasil, é o investimento da marca para ser o aparelho top de linha. DINHEIRO testou a versão ES8000 Led de 46 polegadas.

Executivos fora do escritório

O que fazem os ceos e diretores quando tiram o terno e a gravata e quais são seus hobbies para enfrentar o estresse no trabalho.

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

    Isto é compartilhar

    Divida sua leitura com seus amigos

    Colunas

    ver todos
    publicidade

    Edições especiais

    • Editora 3

    índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

    © Copyright 1996-2011 Editora Três
    É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
    Fechar [X]