NEGÓCIOS

Nº edição: 720 | Negócios | 22.JUL.11 - 21:00 | Atualizado em 18.04 - 13:45

Um lustro na imagem

Os shakes para emagrecimento da Herbalife estão longe de ser uma unanimidade entre os médicos. Mas, sob a direção de um CEO que foi recrutado na Disney, a companhia americana tenta mudar essa impressão

Por Carlos Eduardo Valim, de Los Angeles

Numa época em que são raras as boas oportunidades de investimentos, uma estrela inusitada despontou no primeiro semestre deste ano na Bolsa de Valores de Nova York. As ações da fabricante americana de produtos de nutrição Herbalife estiveram entre as maiores altas de 2011, com valorização de 70%. Quem investiu US$ 100 na companhia em 2004, quando abriu o capital, teria agora   US$ 828. Valorização de dar inveja aos jovens astros mais promissores e milionários de Hollywood que vivem nas redondezas da  sede da Herbalife, em Los Angeles. No primeiro trimestre deste ano, as vendas cresceram mais de 20% nos países emergentes. Mas a grande surpresa é que também aumentaram mais de 10% em mercados maduros, como os Estados Unidos e a Europa, que ainda sofrem os efeitos da crise econômica.

65.jpg

O desempenho das ações da Herbalife, que faturou US$ 2,7 bilhões em 2010, chega a ser surpreendente. Afinal, a companhia está envolta em polêmicas desde a sua fundação em 1980. Em primeiro lugar, os shakes nutricionais para emagrecimento estão longe de ser uma unanimidade entre os médicos. O seu modelo de negócios, baseado em vendedores arregimentados entre os consumidores dos produtos, é constantemente criticado, além de ter sido alvo de brigas na Justiça. É essa imagem que a companhia tem trabalhado intensamente para mudar, nos últimos tempos, tentando dar um lustro novo ao seu logotipo de três folhas. 
 
Quem está à frente dessa missão é o executivo Michael Johnson, presidente do conselho de administração e CEO da Herbalife, desde 2003. Johnson, 56 anos,  fez carreira na meca cinematográfica dos Estados Unidos. Por 17 anos, ele respondeu pelos negócios internacionais da Walt Disney Company. “Em comum com o segmento de entretenimento, temos de contar uma história na Herbalife”, afirmou  Johnson à DINHEIRO. “Nossos produtos empacotam um conto emocional, de transformação da vida do consumidor que decide emagrecer.” Em um encontro com a imprensa, na sede da empresa, Johnson, que é triatleta, chegou à sala de reuniões com um copo de shake pela metade. Ao seu lado estava Rob Levy, vice-presidente sênior, que trabalha na companhia desde os tempos do fundador da Herbalife, Mark Hughes. 
 
66.jpg
"Monitoro pessoalmente as acusações feitas à empresa na internet" - Michael Johnson, CEO da Herbalife
 
“A grande diferença entre as duas gestões (de Johnson e Hughes) está no posicionamento de marca”, diz Levy. “Há hoje um desejo de comunicar quem somos para a imprensa, investidores e governos.” Enquanto Johnson chegou de uma bem-sucedida passagem por uma das mais influentes corporações do mundo, Hughes era apenas um vendedor e palestrante nato, que cresceu num bairro latino do condado de Los Angeles. Fundou a Herbalife para escapar de uma tragédia anunciada. Dizia que a empresa era uma resposta à morte de sua mãe, após o abuso de remédios para emagrecer. No entanto, o próprio Hughes não se saiu melhor:  faleceu em 2000, aos 44 anos, após uma mistura de álcool e drogas para dormir, na mansão mais cara de Malibu, na costa californiana.
 
Johnson assumiu a empresa com a missão de torná-la mais transparente e conduziu a abertura de capital. Como um homem do cinema, ele conhece o poder da imagem. A Herbalife passou a investir, nos últimos anos, em publicidade esportiva, especialmente em futebol, como forma de relacionar a sua marca à saúde. O Barcelona e o craque Lionel Messi, o Los Angeles Galaxy e o galã batedor de faltas David Beckham estampam o logotipo da empresa em suas camisas. No Brasil, os anúncios em futebol começaram em 2010, com o Santos. Mas, um ano depois, o sucesso da equipe de Neymar e companhia  tornou proibitivo o investimento na equipe santista. Hoje, a marca aparece em sete clubes de todas as regiões do País, incluindo o Botafogo, Bahia e Avaí. 
 
67.jpg
Aposta no esporte: o meia inglês David Beckham é um dos atletas patrocinados pela empresa 
 
Foi dessa estratégia de marca que nasceu a sua mais nova aposta de produtos. A linha Herbalife24, de suplementos para atletas profissionais e amadores, chegou ao mercado americano há dois meses, e deve aportar no Brasil em 2012. “Os suplementos para atletas compõem um mercado multibilionário, mas entramos no negócio motivados pela credibilidade que ele provê”, afirma Des Walsh, presidente da empresa e braço direito de Johnson desde os tempos de Disney. Enquanto Walsh é mais extrovertido e faz o gênero simpático, Johnson tem uma presença mais imponente. Um traço comum a ambos é o sorriso estampado no rosto seja qual for a situação, até mesmo ao responder a perguntas incômodas de jornalistas convidados a conhecer a sede da empresa. 
 
Uma das críticas mais fortes à Herbalife refere-se ao seu modelo de negócios. Nos anos 1980, a empresa chegou a enfrentar a acusação de praticar o modelo pirâmide, proibido em diversos países, em que o prejuízo vai sendo repassado por uma cadeia de pessoas. O método Herbalife, na verdade, é similar ao da também americana Amway. “Monitoro pessoalmente as acusações contra a empresa feitas pela internet e respondemos a todas elas”, diz Johnson.  Pelo sistema, todas as vendas são feitas por meio de distribuidores, que adquirem os produtos diretamente da Herbalife e indicam novos distribuidores. Eles ganham uma margem em relação ao preço inicial do produto e mais bônus e royalties relacionados aos negócios feitos por toda a cadeia de pessoas que indicou. 
 
68.jpg
Fim trágico: Mark Hughes fundou e conduziu a Herbalife por 20 anos, até morrer ao misturar álcool e remédios 
 
Há controvérsia nos meios médicos que consideram inadequada a dieta proposta pela Herbalife. Para dar credibilidade às suas receitas nutricionais, Johnson arregimentou nos últimos anos figuras como Louis Ignarro, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1998, e o ex-diretor da agência regulatória americana Food and Drug Administration (FDA) Vasilios Frankos. Não tem sido fácil para ele polir a imagem da empresa. Mas, se continuar entregando os resultados robustos destes últimos dois anos, ele pode ficar certo de que os investidores  nas ações da companhia vão manter um sorriso tão ou mais largo quanto o que ele e seu parceiro Walsh costumam estampar na face.
 
69.jpg
 
 
 

ASSUNTOS RELACIONADOS

Multimídia

A missão mais difícil de Belini

O executivo que fez da Fiat a maior montadora do País tem pela frente a tarefa de manter a liderança do mercado em um ambiente de crise, cercado por concorrentes cada vez mais agressivos e numerosos. Confira os bastidores da reportagem

Quem vai mandar nessa turma?

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara-se para passar o comando da empresa para seus filhos. em jogo, um negócio que movimenta mais de R$ 2 bilhões em 30 países

Os novos empreendedores do mercado erótico

Conheça histórias de empresários que mudaram radicalmente de ramo e decidiram apostar na indústria do prazer - que atualmente movimenta mais de US$ 46 bilhões por ano no mundo

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • check it out

    em 01/04/2014 11:09:46

    MCeE7I I think this is a real great article post.Thanks Again. Cool.

    Denuncie esse comentário

    • check it out

      em 22/03/2014 18:25:28

      sM5a5X I really enjoy the article.Much thanks again. Fantastic.

      Denuncie esse comentário

      • replica bags

        em 05/03/2014 13:13:48

        Um lustro na imagem - ISTOÉ Dinheiro replica bags

        Denuncie esse comentário

        • replica bags

          em 05/03/2014 04:40:36

          Um lustro na imagem - ISTOÉ Dinheiro replica bags

          Denuncie esse comentário

          • awesome things!

            em 30/01/2014 21:37:12

            ELYKya I appreciate you sharing this article.Really thank you! Really Cool.

            Denuncie esse comentário

            • look at this

              em 16/01/2014 06:27:08

              DjTYZH Major thanks for the post.Much thanks again.

              Denuncie esse comentário

              • nike air max 1

                em 31/12/2013 02:53:40

                good 123658 nike air max 1 http://nikeairmax1cheap.blogspot.com/

                Denuncie esse comentário

                • watch for this

                  em 19/12/2013 14:00:19

                  2w7Cad Great, thanks for sharing this blog. Awesome.

                  Denuncie esse comentário

                  • you want this now

                    em 15/12/2013 04:03:14

                    3c6A30 Great blog article.Really thank you! Will read on...

                    Denuncie esse comentário

                    • top seo guys

                      em 01/11/2013 22:54:36

                      shoKN1 Appreciate you sharing, great post.Thanks Again. Much obliged.

                      Denuncie esse comentário

                      • check out these guys!

                        em 16/10/2013 06:52:59

                        79sDpo Major thankies for the post.

                        Denuncie esse comentário

                        • awesome link building

                          em 24/09/2013 14:13:17

                          uRkCY0 I value the post.Really thank you! Great.

                          Denuncie esse comentário

                          • ????????

                            em 18/09/2013 23:21:26

                            Hey! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on. Any suggestions?

                            Denuncie esse comentário

                            • best place for make money online

                              em 11/09/2013 19:32:27

                              LNpI8Q Thanks again for the post.Really looking forward to read more. Keep writing.

                              Denuncie esse comentário

                              • great link buildng

                                em 20/08/2013 01:51:05

                                naO9hc I truly appreciate this article post. Fantastic.

                                Denuncie esse comentário

                                • awesome links for you

                                  em 20/08/2013 01:51:03

                                  66IrZ3 Thanks-a-mundo for the blog article.Thanks Again. Cool.

                                  Denuncie esse comentário

                                  • great link buildng

                                    em 19/08/2013 13:57:48

                                    Fidcms Very good post.Really thank you! Really Great.

                                    Denuncie esse comentário

                                    • greatest news

                                      em 02/08/2013 17:26:47

                                      XGtdrp Thank you ever so for you blog.Thanks Again. Awesome.

                                      Denuncie esse comentário

                                      • amazing news

                                        em 02/08/2013 12:31:41

                                        Thanks so much for the post. Keep writing.

                                        Denuncie esse comentário

                                        • best news on earth

                                          em 26/07/2013 05:14:12

                                          95LUfv Looking forward to reading more. Great article post.Thanks Again. Fantastic.

                                          Denuncie esse comentário

                                          Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
                                          A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                                            Isto é compartilhar

                                            Divida sua leitura com seus amigos

                                            Colunas

                                            ver todos
                                            publicidade

                                            Edições especiais

                                            índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                                            © Copyright 1996-2011 Editora Três
                                            É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                                            Fechar [X]