NEGÓCIOS

Nº edição: 702 | Negócios | 18.MAR.11 - 21:00 | Atualizado em 17.04 - 01:18

Vende-se de tudo. Até gasolina

A Ipiranga aposta na conveniência para aumentar a receita da rede e defender a segunda posição no ranking dos postos de serviços

Por Eliane Sobral

Que tal passar num posto de gasolina para comprar uma geladeira? Ou, ainda, sair de lá com um pão quentinho para o café da manhã? Estranho? Pode até ser, mas a chamada conveniência – oferecer uma gama cada vez maior de produtos e serviços no mesmo lugar – transformou-se num modelo de negócios tão rentável que até a comunicação da rede de postos Ipiranga mudou.  

 
Sai o slogan “brasileiro é apaixonado por carro” e entra o “Postos Ipiranga, um lugar feito para você”. Não por acaso, a denominação “posto de gasolina” foi substituída  na propaganda pelo genérico “um lugar”. 
 
120.jpg
 
A tendência de transformar os postos numa central de serviços não é exatamente nova no Brasil. Começou com a instalação de caixas eletrônicos e evoluiu conforme foram aumentando as necessidades dos consumidores. 
 
Hoje, pode-se não apenas sacar dinheiro como comprar créditos para telefone celular, alugar DVDs, comprar bebidas e alimentos e – acredite – até abastecer o carro ou fazer a troca do óleo. No caso da rede Ipiranga, os exemplos acima não são licença poética.
 
Em algumas lojas, é possível sim, consultar um extenso catálogo de produtos – que incluem geladeiras, aparelhos de som e outros eletrodomésticos – fazer a compra e esperar em casa pela entrega. 
 
A facilidade é possível por conta da parceria firmada entre a distribuidora de combustível e a Hermes S/A – maior empresa brasileira de vendas por catálogos. 
 
Um levantamento da rede Ipiranga mostra que, nas lojas em que há oferta de outros serviços, as vendas chegam a ser 50% maiores e a frequência nas lojas aumenta, em média, 20%. 
 
119.jpg
Jerônimo dos Santos: a loja virtual com a marca Ipiranga, lançada em outubro
de 2008, oferece mais de 30 mil produtos. Só em 2010, vendeu 2,1 milhões de itens
 
O negócio da conveniência vem ganhando cada vez mais espaço na rede Ipiranga. Um posto “comum” demanda área mínima de 1,6 mil metros quadrados. Quando agrega outros serviços, há um aumento de 50 metros quadrados. 
 
Não é muito. Principalmente pelo retorno proporcionado, inclusive na venda de combustível. Com conveniência, a média mensal de abastecimentos é de 12 mil. 
 
Em postos que “só” vendem combustível, a média cai para 10 mil.  “Percebemos a oportunidade de negócios para nós e para os revendedores pelo fluxo que determinados itens geram”, afirma o diretor de varejo e marketing da Ipiranga, Jerônimo dos Santos.
 
Há até um ranking dos mais vendidos – excluindo-se combustíveis. Cigarros, bebidas e alimentos lideram (ver quadro).  A marca Ipiranga já virou, inclusive, loja virtual. 
 
121.jpg
 
“Temos mais de 30 mil itens e média de 600 mil visitas por mês”, diz Santos. “Em 2010 vendemos 2,1 milhões de itens pela internet. É o triplo do comercializado em 2009.” 
 
Segundo o Sindicado Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), há 36 mil postos de gasolina e 6,1 mil lojas de conveniência no País. Em 2010, a receita das lojas de conveniência foi de R$ 2,8 bilhões.
 
A Ipiranga não é a única a apostar no negócio. Mas é a que tem política mais agressiva na área. “Não é por acaso que eles estão apostando cada vez mais nesse nicho. A concorrência que já era grande vai ficar ainda mais complicada com a fusão entre Shell e Cosan”, diz um executivo do setor que prefere não se identificar. 
 
Hoje, a líder no mercado de distribuição de combustível é a  BR, da Petrobras, com 37,1% de participação. A Ipiranga é a segunda, com 18,6%. A Shell detém 13,3% e a Cosan, quarta colocada, 5,3%. 
 
Em fevereiro elas anunciaram a criação da Raízen, resultado da integração entre ambas e que vão em busca do segundo lugar. “A fronteira entre os canais de venda está cada vez menor e todas as distribuidoras estão apostando em suas marcas de conveniência”, afirma Guilherme Sinon, analista da consultoria Nielsen. Os concorrentes da Ipiranga na área da conveniência são a BR Mania, da BR e a Select, da Shell. 
 
Colaborou Sérgio Spagnuolo
 

ASSUNTOS RELACIONADOS

Multimídia

Quem vai mandar nessa turma?

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara-se para passar o comando da empresa para seus filhos. em jogo, um negócio que movimenta mais de R$ 2 bilhões em 30 países

A fórmula do milionário das farmácias

Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, transformou sua pequena farmácia em uma empresa de R$ 650 milhões. Confira os bastidores da reportagem de André Jankavski

Os novos empreendedores do mercado erótico

Conheça histórias de empresários que mudaram radicalmente de ramo e decidiram apostar na indústria do prazer - que atualmente movimenta mais de US$ 46 bilhões por ano no mundo

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • seo for cheap

    em 01/04/2014 13:22:35

    dyNEc4 Very neat article.Much thanks again. Awesome.

    Denuncie esse comentário

    • check it out

      em 01/04/2014 10:50:32

      pejmD5 Muchos Gracias for your blog. Great.

      Denuncie esse comentário

      • nice seo guys

        em 25/03/2014 12:16:41

        JqjWUG Im thankful for the blog post.Thanks Again. Really Great.

        Denuncie esse comentário

        • best prices

          em 22/03/2014 09:18:24

          FIA2YP Thank you for your blog.Much thanks again. Awesome.

          Denuncie esse comentário

          • hermes dortmund

            em 09/03/2014 07:47:04

            hermes bags amazon credit card Vende-se de tudo. Até gasolina - ISTOÉ Dinheiro

            Denuncie esse comentário

            • home inspection training

              em 14/02/2014 11:47:00

              Muchos Gracias for your post.Much thanks again. Cool.

              Denuncie esse comentário

              • how to become a home inspector

                em 14/02/2014 11:42:47

                Enjoyed every bit of your blog.Really looking forward to read more. Keep writing.

                Denuncie esse comentário

                • look at this

                  em 16/01/2014 02:54:04

                  xjtZjZ Major thanks for the blog post.Much thanks again. Much obliged.

                  Denuncie esse comentário

                  • black erotica

                    em 13/01/2014 10:18:26

                    Very neat blog.Much thanks again. Want more.

                    Denuncie esse comentário

                    • love

                      em 13/01/2014 10:16:30

                      Very good article post.Really thank you! Awesome.

                      Denuncie esse comentário

                      • best garage door repair land o lakes

                        em 13/01/2014 09:13:38

                        wow, awesome post.Really thank you! Great.

                        Denuncie esse comentário

                        • garage door repair brandon

                          em 13/01/2014 09:11:59

                          I cannot thank you enough for the blog.Really thank you! Fantastic.

                          Denuncie esse comentário

                          • �������

                            em 12/01/2014 13:41:28

                            Awesome blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

                            Denuncie esse comentário

                            • �����

                              em 12/01/2014 13:39:22

                              I think this is a real great article.Really thank you! Cool.

                              Denuncie esse comentário

                              • 3ds emulator

                                em 12/01/2014 11:55:45

                                Looking forward to reading more. Great blog.Really thank you!

                                Denuncie esse comentário

                                • 3ds emulator

                                  em 12/01/2014 11:46:31

                                  Really enjoyed this blog post.Much thanks again. Will read on...

                                  Denuncie esse comentário

                                  • http://dangerousgarciniacambogia.com

                                    em 12/01/2014 11:15:39

                                    Really appreciate you sharing this blog article. Will read on...

                                    Denuncie esse comentário

                                    • cambogia garcinia

                                      em 12/01/2014 11:13:34

                                      Wow, great post.Really thank you! Want more.

                                      Denuncie esse comentário

                                      • cambogia garcinia

                                        em 12/01/2014 09:59:01

                                        I really like and appreciate your article post.Really thank you!

                                        Denuncie esse comentário

                                        • http://dangerousgarciniacambogia.com

                                          em 12/01/2014 09:56:47

                                          I think this is a real great article.Really looking forward to read more. Want more.

                                          Denuncie esse comentário

                                          Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
                                          A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                                            Isto é compartilhar

                                            Divida sua leitura com seus amigos

                                            Colunas

                                            ver todos
                                            publicidade

                                            Edições especiais

                                            índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                                            © Copyright 1996-2011 Editora Três
                                            É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                                            Fechar [X]