NEGÓCIOS

Nº edição: 646 | Negócios | 19.FEV.10 - 14:01 | Atualizado em 15.05 - 10:03

Uma empresa engessada

Por que o modelo de negócios da Unimed é um entrave para que a empresa participe da consolidação do setor de saúde no Brasil

Por Tatiana Vaz

Nenhum outro setor da economia brasileira passa por mudanças tão intensas quanto o de saúde privada. Algumas empresas faliram, outras compraram ou se uniram a alguma concorrente e um terceiro grupo passou pelo desafio de abrir o capital. A única impossibilitada de participar da fase de consolidação é o Sistema Unimed do Brasil.

Esse grupo de empresas, que envolve um total de 377 cooperativas que faturam juntas R$ 21 bilhões, sofre justamente por seu tamanho excessivo. Cada uma dessas cooperativas é administrada de forma independente, o que resulta num emaranhado de companhias que possuem em comum apenas o mesmo nome.
 

49.jpg
“Queremos agora centralizar as operacões nas unidades mais eficientes”
Eudes Aquino presidente da Unimed Brasil

 

“Esse modelo é muito complexo”, diz o médico Eudes de Aquino, presidente da Unimed Brasil. Quando o sistema foi criado pelo também médico Edmundo Castilho, em 1967, a ideia de unidades autônomas espalhadas pelo Brasil era revolucionária, pois possibilitava à empresa atuar de acordo com as particularidades de cada região. Com o crescimento do setor e o consequente avanço da concorrência, esse tipo de estrutura tornou-se ineficaz. Hoje, diz Aquino, a Unimed é uma empresa engessada.

Mas a companhia decidiu se mexer. Aquino lidera um plano de reestruturação que prevê uma transformação no modelo de negócios da Unimed. O primeiro passo é unificar áreas consideradas estratégicas. “Criaremos em 2010 uma central de compras”, diz o médico. “Nossa objetivo é ganhar escala e, assim, negociar preços melhores”.

Segundo ele, a simples medida fará com que a empresa reduza seus custos em até 25%. Outra mudança é a transferência da gestão dos negócios para as unidades mais rentáveis. De acordo com o executivo, é uma forma de proteger toda a operação e fazê-la ganhar musculatura num momento de consolidação do segmento.

“Para nós, será melhor centralizar as decisões em operadoras mais eficientes”, diz Aquino. Por enquanto, a mudança afetou poucas unidades. Segundo especialistas do setor, iniciativas como essa já deveriam ter sido tomadas há muito tempo. “Não adianta estar em todo canto do País se não houver uma gestão inteligente das cooperativas”, afirma Claudinei Santos, diretor da pós-graduação da ESPM e especialista no setor de saúde.

 


Multimídia

Mercado analisa inflação no Brasil e vendas de imóveis novos nos EUA

Nesta quarta-feira (23), sai o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de maio. Nos Estados Unidos, destaque para a venda imóveis novos.

Executivos fora do escritório

O que fazem os ceos e diretores quando tiram o terno e a gravata e quais são seus hobbies para enfrentar o estresse no trabalho.

Samsung faz sua aposta para ser a Apple das tevês

A série 8000, lançada oficialmente na sexta-feira (18) no Brasil, é o investimento da marca para ser o aparelho top de linha. DINHEIRO testou a versão ES8000 Led de 46 polegadas.

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • VYmOvQtYMPWdIzabmL

    em 16/11/2011 20:27:48

    fhgfhgfhghf

    Denuncie esse comentário

    • Buy Tramadol

      em 19/10/2010 07:43:51

      ook disks ecology Tramadol Online saachdevab itself scans outlooks tramadol cheap

      Denuncie esse comentário

      • Buy Phentermine

        em 18/10/2010 01:21:58

        Buy Phentermine smes berridge blogland kapoorcs Phentermine,mudh auspices weights strengthens grouponline

        Denuncie esse comentário

        • Buy Ambien

          em 14/10/2010 04:41:37

          Buy Ambien framework fault flickr globalsummit Buy Ambien Online richman ambition zeal analysis responsive .

          Denuncie esse comentário

          • Buy Valium

            em 12/10/2010 20:04:26

            buy valium online coroners antecedents predicates .Buy Valium ueprrac djkus client fields

            Denuncie esse comentário

            • Buy Xanax

              em 07/10/2010 01:03:08

              Mlikertesatos bertelamos abailar

              Denuncie esse comentário

              • Buy Cialis

                em 06/10/2010 15:42:52

                Martesimundo jejalimabre kanevrar

                Denuncie esse comentário

                • Buy Cialis Online

                  em 23/09/2010 02:22:20

                  Cialis no prescription

                  Denuncie esse comentário

                  • Buy Cialis

                    em 12/09/2010 00:32:55

                    cialis everyday dosage

                    Denuncie esse comentário

                    Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
                    A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                      Isto é compartilhar

                      Divida sua leitura com seus amigos

                      Blogs e Colunas

                      ver todos
                      publicidade

                      Edições especiais

                      • Editora 3

                      índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                      © Copyright 1996-2011 Editora Três
                      É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                      Fechar [X]