ESTILO

Nº edição: 646 | Estilo | 19.FEV.10 - 10:30 | Atualizado em 15.05 - 09:57

Donos do mundo?

É quase assim que os membros do Clube Bilderberg são vistos. Conheça seus membros e saiba até onde vai o seu poder

Por Carolina Guerra

Teorias da conspiração fazem e sempre fizeram parte do imaginário das pessoas. A mais recente delas se desenvolve ao redor de um dos eventos de maior impacto nas últimas décadas: a crise financeira que varreu as principais bolsas de valores.

Por trás dela se esconderia um pequeno grupo de 100 pessoas visando acabar com a hegemonia dos Estados Unidos e, dessa forma, equilibrar o poder mundial com uma moeda única e livre comércio. Nada disso, é bom que se diga, foi comprovado, mas essa teoria que beira o delírio é defendida pelo americano H. Paul Heffers no livro The Bilderberg conspiracy – inside the world’s most powerful secret society (A conspiração Bilderberg – por dentro da mais poderosa sociedade secreta, numa tradução livre).
 

 31.jpg
Rei Juan Carlos: o monarca espanhol seria mais um dos poderosos membros do Bilderberg

 

“O objetivo do Bilderberg é eliminar as soberanias nacionais e criar um governo mundial”, escreveu Jeffers, que morreu em dezembro de 2009. Mas, afinal, o que é o Clube Bilderberg? O clube realmente existe, mas não se sabe o que é discutido ali dentro e, por isso, deu margem para Jeffers criar as mais mirabolantes teorias. “São personagens influentes na política, na mídia e nos negócios que se reúnem anualmente para discutir os rumos do planeta”, disse Heffers.
 

32.jpg
Donald Rumsfeld: o ex-secretário de Defesa dos EUA teria concordado com a crise financeira

 

De acordo com o autor, eles seriam tão poderosos que planejaram todos os acontecimentos políticos relevantes desde 1954, o ano em que foi fundado. Da criação do bloco Nafta à ascensão de Bill Clinton à Presidência dos Estados Unidos; do sucesso dos Beatles à recusa da Inglaterra em adotar o euro, tudo isso teria passado pelas mentes dos bilderbergs. Só falta dizer que eles criaram o universo ou foram os verdadeiros assassinos de Odete Roitman.

É difícil acreditar que um pequeno grupo de pessoas tenha manipulado tantos acontecimentos. Mas, a julgar por seus integrantes, há quem fique com uma pontinha de dúvida. Nos últimos anos, já passaram pelo clube o casal Clinton; o ex-premiê britânico Tony Blair; o CEO do Google Eric Schmidt; o financista David Rockefeller; o investidor George Soros; a rainha Beatriz, da Holanda; entre outros.
 

33.jpg
George Soros: um dos maiores investidores do mundo, também estaria entre os novos frequentadores

 

Cada encontro dura, em média, três dias e acontece sempre em um hotel diferente. Nessas reuniões fechadas, o esquema de segurança é equiparável ao de chefes de Estado. Para se ter uma ideia, na edição que aconteceu em 2006, no Brookshotel, em Otawa, no Canadá, houve uma invasão de carros blindados com os vidros filmados.
 

34.jpg
Rainha Beatriz da Holanda: seu pai, o príncipe Bernhard, é tido como um dos mentores do clube

 

Homens de terno preto e seguranças da firma Globe Risk se tornaram figuras facilmente reconhecíveis. Os hóspedes comuns foram dispensados e a polícia local ficou de plantão na frente do hotel. Qualquer pessoa, mesmo uniformizada, tinha que mostrar  credenciais para passar. “A aura de mistério está ligada à falta de transparência das discussões e das decisões porventura tomadas nas reuniões. Isso dá margem a especulação”, diz João Amorim, professor do curso de relações internacionais da Universidade Anhembi Morumbi.

Pouco se sabe sobre o que é discutido, mas a gênese do clube se deu em meados dos anos 50, na Europa do pós-guerra. Na época, quatro homens criaram um grupo para tentar conter o avanço do comunismo.  A ideia era reunir personalidades poderosas, em especial europeus, canadenses e americanos, em um espaço longe dos olhares e ouvidos dos jornalistas, para discutirem assuntos da política mundial livremente.

Os primeiros membros foram o príncipe Bernhard (1911 – 2004), da Holanda; o primeiro-ministro belga Paul Van Zeeland (1893 – 1973), o conselheiro político polonês Joseph Retinger (1888 – 1960) e o holandês Paul Rijkens, então presidente da multinacional Unilever. Hoje o comunismo não é mais uma ameaça, mas o clube continua a se reunir anualmente.

O nome Bilderberg, aliás, foi tirado do primeiro hotel em que o encontro ocorreu, em 1954, o Hotel de Bilderberg, em Oosterberg, na Holanda. No ano passado, foi realizado no resort Astir Palace, em Atenas, na Grécia. Para o encontro deste ano, o local ainda é incerto, para não atrair curiosos nem ativistas de plantão. Por esse mesmo motivo, o Bilderberg é e sempre será alvo de teorias da conspiração.

 


Multimídia

Mercado analisa inflação no Brasil e vendas de imóveis novos nos EUA

Nesta quarta-feira (23), sai o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de maio. Nos Estados Unidos, destaque para a venda imóveis novos.

Executivos fora do escritório

O que fazem os ceos e diretores quando tiram o terno e a gravata e quais são seus hobbies para enfrentar o estresse no trabalho.

Samsung faz sua aposta para ser a Apple das tevês

A série 8000, lançada oficialmente na sexta-feira (18) no Brasil, é o investimento da marca para ser o aparelho top de linha. DINHEIRO testou a versão ES8000 Led de 46 polegadas.

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • JOSÉ REIS

    em 18/04/2012 19:22:32

    olha só! uma coisa é certa todos somos manipulados economicamente, socialmente e intelectualmente é só realizar uma pesquisa

    Denuncie esse comentário

    • Flavia

      em 07/02/2012 14:09:13

      Então vamos matar eles, um por um.... para isso me der passaportes um um fuzil moderno de longo alcance...

      Denuncie esse comentário

      • Maicon

        em 12/10/2011 03:40:32

        nao podemos apenas acreditar gente,q tudo sera perfeito e bonito,uma hora a de vir grandes tribulaçoes!!! e a maioria delas,feitas atraves do dinheiro,do poder capitalista!!!

        Denuncie esse comentário

        • Maicon

          em 12/10/2011 03:38:38

          va ateh a biblia!!! e leia !!

          Denuncie esse comentário

          • Andrea

            em 22/04/2011 17:43:20

            E tocar piano. né. "Teorias da conspiração fazem e sempre fizeram parte do imaginário das pessoas". Linda, imaginativo é seu artículo, como bem disse o Marcos, de uma ignorância monolítica. Picaretagem, não. Por favor.

            Denuncie esse comentário

            • Marcos

              em 06/11/2010 15:58:40

              A infeliz ou o infeliz que escreveu essa matéria, com a mais absoluta certeza é raza, superficial, não se informa, não lê, não estuda, não observa, pouco busca, escreve mal, utiliza a técnica picareta da desqualificação do que ela também não sabe, enfim a única alternativa ... ( continua ...)

              Denuncie esse comentário

              • Cleanto Carvalho

                em 22/08/2010 11:29:44

                "Só falta dizer que eles criaram o universo ou foram os verdadeiros assassinos de Odete Roitman." Que frase infeliz! Não! Eles se encontram apenas para tomar chá.

                Denuncie esse comentário

                Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
                A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                  Isto é compartilhar

                  Divida sua leitura com seus amigos

                  Blogs e Colunas

                  ver todos
                  publicidade

                  Edições especiais

                  • Editora 3

                  índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                  © Copyright 1996-2011 Editora Três
                  É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                  Fechar [X]