ECONOMIA

online | POLÍTICA | 05.SET.10 - 19:15 | Atualizado em 14.06 - 06:59

PT nega relação de analista da Receita com campanha

Por Fabio Graner e Tânia Monteiro

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou hoje que se houve de fato acesso imotivado por parte do analista tributário Gilberto Souza Amarante aos dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, ele terá que arcar com as consequências, sendo objeto de inquérito pela Receita e, caso seja confirmado o ilícito, a exclusão dos quadros do partido. Dutra disse que as primeiras informações obtidas junto ao presidente do PT de Minas, Reginaldo Lopes, são de que de fato o analista é filiado ao PT, embora não seja conhecido pelo presidente do PT em Arcos e que, por isso, não deve ser militante do partido.

"Ele é analista da Receita. Em se comprovando que houve acesso imotivado, além de responder a processo na Receita, ele será objeto de um processo de ética do partido, porque o PT não concorda com esse tipo de prática, se choca frontalmente com nossos estatutos e nosso código de ética. Em se comprovando que ele acessou isso de forma imotivada ele será excluído dos quadros do PT", disse Dutra, que desvinculou o episódio do processo eleitoral. "Ele não tem nenhuma relação com a campanha. Nenhum de nós o conhece, nem os dirigentes do PT de Arcos o conhecem e estamos aguardando mais informações a respeito de quem é o Gilberto", acrescentou, lembrando que o PT tem 1,2 milhão de filiados.

Dutra reconhece que o fato de Amarante fazer parte do partido causa constrangimento ao partido, mas reiterou que não há qualquer vinculação com o pleito deste ano. "É claro que a oposição vai fazer mais um estardalhaço com isso. Mas o que temos mostrado é que isso não tem nenhuma vinculação com a campanha", disse, destacando que o acesso aos dados feitos pelo analista foi em abril de 2009.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.


ASSUNTOS RELACIONADOS

Multimídia

O dinheiro está em São Paulo

O Estado de São Paulo pode receber R$ 40 bilhões em investimentos diretos em 2012. Luciano de Almeida, presidente da Investe São Paulo afirma que 18 projetos estão em negociação avançada, incluindo as fábricas da Foxconn e da BMW.

O plano de Mantega para garantir o crescimento

O ministro da Fazenda conta à DINHEIRO como pretende proteger a economia brasileira e assegurar um aumento de 4,5% do PIB em 2012, ano em que as incertezas ainda dominam o cenário mundial.

Inflação no Brasil em destaque nesta quarta

A FGV divulga o IGP-DI, que deve registrar inflação de 0,33% em janeiro, e o IPC-S da primeira semana de fevereiro.

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

    Isto é compartilhar

    Divida sua leitura com seus amigos

    Blogs e Colunas

    ver todos
    publicidade

    Edições especiais

    • Editora 3

    índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

    © Copyright 1996-2011 Editora Três
    É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
    Fechar [X]