NEGÓCIOS
online | Negócios | 19.JUL.10 - 09:00 | Atualizado em 25.11 - 21:36
Quando a casa é local de trabalho
Com foco na produtividade, aumenta o número de empresas que adotam programas de incentivo ao trabalho em casa. Mas trabalhar fora do escritório é realmente vantagem?
Por Flávia Gianini
Confira:
O sonho de milhões de pessoas é excluir da rotina tormentos como o trânsito diário, o metrô lotado e a elegante, porém desconfortável, gravata. Um sonho Impossível? Nem tanto. Para cortar custos e otimizar o tempo, empresas estão adotando programas de incentivo ao trabalho em casa.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho (Sobratt), mais de um milhão de brasileiros estão fugindo do dia-a-dia dos escritórios, e adotando a flexibilidade de horários e outras vantagens do trabalho em casa. É um número significativo entre os 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Mas será que essa opção serve para qualquer profissional, cargo, ou profissão?
No Brasil, a adoção desse modelo de trabalho cresce em torno de 10% ao ano, segundo a Sobratt. De acordo com o especialista em teletrabalho e professor da Business School São Paulo (BSP), Álvaro Mello, além de proporcionar aumento da produtividade, a pesquisas mostraram que a prática reduz em cerca de duas as faltas por funcionário anualmente.
Mello diz ainda que a modalidade também diminui a rotatividade de pessoal, pois pode reduzir o estresse entre os funcionários. Outra vantagem é a corte de gastos da empresa. A IBM reduziu suas despesas com imóveis em 55% ao investir na prática.
Embora se reconheça as vantagens, ainda há uma grande resistência das companhias e também dos próprios funcionários em relação a este modelo. Pesquisa mundial realizada pela fabricante de equipamentos de rede Cisco, em 2009, revelou que 53% dos empregadores possuem menos da metade dos funcionários prontos para trabalhar remotamente em caso de pandemia ou desastre natural. Das 500 companhias ouvidas em países e setores diversos, apenas 13% disseram ter perto de 70% dos trabalhadores prontos para trabalhar em casa.
No caso específico do Brasil, diz Mello, as leis trabalhistas não foram pensadas para esse modelo e nem acompanham a evolução do mercado. “A empresa pode ter problemas com o horário dos funcionários caso o empregado entre na Justiça pedindo hora extra”, ressalta.
Mello também adverte que barreiras culturais podem comprometer a adoção do teletrabalho. Como exemplo, ele cita o despreparo dos gerentes que não sabem gerenciar subordinados que não estejam presentes fisicamente no mesmo espaço, ou a falta de treinamento para trabalhar à distância – tanto em termos de tecnologia da informação quanto organizacionais. Além do medo de mudanças, solidão, dependência hierárquica e tendência para adiar a tomada de decisões.
Mello lembra ainda que algumas pessoas simplesmente não têm o perfil adequado para deixar o ambiente corporativo. “Indisciplina, má administração do tempo, ansiedade, falta de limite ou de clareza com relação a seus próprios objetivos de vida podem levar a pessoa ao estresse”, diz o consultor, ressaltando que a nova maneira de trabalhar pode não servir para todos.
Leia mais:
> A experiência de quem aderiu ao trabalho em casa
> Dicas para ser produtivo trabalhando em casa
ASSUNTOS RELACIONADOS
Multimídia
- comentários (1985)
- Sua opinião
-
EKFyPRdzYjQY
em 11/10/2011 17:50:34
I am sorry, this variant does not approach me.,
-
gXjZsiyBXGrBJcxOsu
em 10/10/2011 02:42:34
It is remarkable, very valuable phrase,
-
gXjZsiyBXGrBJcxOsu
em 10/10/2011 02:42:31
And there is a similar analogue?,
-
gXjZsiyBXGrBJcxOsu
em 10/10/2011 02:42:26
Really and as I have not realized earlier,
-
norsrYfkPv
em 08/10/2011 11:07:13
It is remarkable, it is a valuable piece,
Isto é compartilhar
Últimas Notícias
Ronaldo abre o jogo
10/09 - 21:00Ele não se abate
20/08 - 21:00Os novos magnatas do petróleo
11/02 - 21:00Blogs e Colunas
ver todosO fim das sacolinhas plásticas




















