NEGÓCIOS

Nº edição: 666 | Negócios | 09.JUL.10 - 18:00 | Atualizado em 20.04 - 20:24

Impsa em alta voltagem

Conhecida por seus parques eólicos, a portenha Impsa anuncia investimentos de R$ 1,8 bilhão e a produção de turbinas hidráulicas no Brasil

Por Rosenildo Gomes Ferreira

A portenha Impsa Wind, fabricante de equipamentos para geração de energia eólica, desembarcou no Brasil em 2008, atraída pela força dos ventos nas regiões Sul e Nordeste. Em menos de três anos, a companhia fechou contratos de US$ 1,2 bilhão para a instalação de fazendas eólicas no Ceará e em Santa Catarina.
 

88.jpg
Nova planta em Suape: filial comandada por Menghini contará com
linha de montagem de turbinas e um laboratório hidráulico

 

Foi o suficiente para fazer do País a sua maior base de operações, superando a Argentina e a Malásia, onde a Impsa Corporation também mantém unidades produtivas. O País deverá responder por uma receita de R$ 1,1 bilhão em 2010, mais da metade dos R$ 2,1 bilhões previstos para todo o grupo no período. Os portenhos, no entanto, querem mais.

De olho na construção de dezenas de usinas hidrelétricas nas regiões Norte e Centro-Oeste, negócios que deverão consumir R$ 214 bilhões até 2019, os executivos da Impsa pretendem abocanhar uma fatia desses investimentos.

Para isso, a empresa vai aplicar R$ 250 milhões na instalação de uma linha para produção de turbinas para hidrelétricas, além de um laboratório hidráulico na sua planta de Suape (PE). No total, os investimentos da Impsa para o período 2010-2011 deverão somar R$ 1,8 bilhão. A fatia restante será usada para cumprir os contratos em andamento.
 

87.jpg
US$ 1,2 bilhão é o valor da carteira de pedidos da Impsa para o fornecimento
de turbinas para parques de energia eólica no Ceará e em Santa Catarina

 

“O Brasil se transformou em um terreno fértil para quem atua no setor energético”, destaca Jose Luis Menghini, vice-presidente da Impsa Wind do Brasil. Com exceção da China, nenhum outro país do mundo está investindo tanto em energia.

E a produção local é um imperativo para quem pretende ser um jogador de destaque nesse campo. Primeiro porque facilita a obtenção de financiamento junto aos órgãos de fomento, como o BNDES. Além disso, atende à exigência de conteúdo mínimo de insumos nacionais, normalmente incluídos em contratos dessa natureza.

Não foi por outro motivo que as rivais Siemens, General Electric, Alstom, ABB e Voith desembarcaram por aqui nos últimos 50 anos. Hoje, a Impsa já possui contratos com a Odebrecht para fornecer equipamentos para as usinas de Simplício, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, e Dardanelos, em Mato Grosso, que somam R$ 655 milhões.

86.jpg

 

Com a ampliação da planta de Suape, que quase triplicará para 51 mil metros quadrados de área construída, será possível operar em um novo patamar. No novo galpão poderão ser montadas turbinas hidráulicas com peso de até 800 toneladas e 38 metros de altura, equivalente ao tamanho da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

“Os investimentos em energia estão repetindo patamares somente vistos na década de 1970, durante o chamado milagre econômico”, opina o economista Fernando Camargo, sócio-diretor da LCA Consultores. É que para continuar crescendo no ritmo de 5% ao ano, o Brasil precisará adicionar seis mil Mega-Watts (MW) por ano à sua capacidade de geração – montante suficiente para abastecer uma cidade com 18 milhões de habitantes.

“O grande potencial do Brasil ainda é a hidroeletricidade”, reforça Rosângela Ribeiro, analista de investimentos da SLW Corretora. Para Menghini, a polêmica ao redor da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, situada no Pará e duramente criticada por ambientalistas, não deverá inviabilizar os megaprojetos. “O governo terá de optar entre atender às reclamações dos ecologistas ou deixar milhões de pessoas no escuro”, completa o executivo.

 

> Siga a DINHEIRO no Twitter


ASSUNTOS RELACIONADOS

Multimídia

A missão mais difícil de Belini

O executivo que fez da Fiat a maior montadora do País tem pela frente a tarefa de manter a liderança do mercado em um ambiente de crise, cercado por concorrentes cada vez mais agressivos e numerosos. Confira os bastidores da reportagem

Quem vai mandar nessa turma?

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara-se para passar o comando da empresa para seus filhos. em jogo, um negócio que movimenta mais de R$ 2 bilhões em 30 países

Os novos empreendedores do mercado erótico

Conheça histórias de empresários que mudaram radicalmente de ramo e decidiram apostar na indústria do prazer - que atualmente movimenta mais de US$ 46 bilhões por ano no mundo

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • awesome things!

    em 19/04/2014 09:20:38

    KQ6JYL Looking forward to reading more. Great article post.Thanks Again. Want more.

    Denuncie esse comentário

    • stunning service

      em 06/04/2014 06:40:55

      ixsSvX Thank you for your article post.Really thank you! Much obliged.

      Denuncie esse comentário

      • nice seo guys

        em 01/04/2014 08:49:21

        63WIYU Very informative article.Really looking forward to read more. Fantastic.

        Denuncie esse comentário

        • nice seo guys

          em 22/03/2014 13:55:52

          4byqYa I am so grateful for your article.Really thank you! Really Cool.

          Denuncie esse comentário

          • replica bags

            em 05/03/2014 10:07:48

            Impsa em alta voltagem - ISTOÉ Dinheiro replica bags

            Denuncie esse comentário

            • replica bags

              em 05/03/2014 09:22:59

              Impsa em alta voltagem - ISTOÉ Dinheiro replica bags

              Denuncie esse comentário

              • check it out

                em 21/01/2014 05:54:36

                LqUpCw A round of applause for your blog article.Really looking forward to read more. Want more.

                Denuncie esse comentário

                • ?????? kappa

                  em 04/01/2014 19:07:49

                  Good information. Lucky me I found your blog by chance (stumbleupon). I?e saved as a favorite for later!

                  Denuncie esse comentário

                  • mbt shoes outlet

                    em 06/11/2013 21:43:33

                    buy mbt shoes cheap Impsa em alta voltagem - ISTOÉ Dinheiro