ECONOMIA
Nº edição: 661 | Economia | 03.JUN.10 - 21:17 | Atualizado em 22.05 - 03:46
Previ 3.0
Depois de apoiar a privatização e a formação de grandes grupos, é a vez da infraestrutura
Por Denize Bacoccina
A Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, já desempenhou vários papéis na economia brasileira. No governo FHC, apoiou a privatização. No atual, financiou fusões de empresas como Sadia e Perdigão e Oi e Brasil Telecom. Agora, entra na fase dos grandes investimentos em infraestrutura.

Grandes hidrelétricas: obras como a de Estreito, no Maranhão, serão prioritárias para as fundações
É a Previ 3.0, que decidiu direcionar para o setor boa parte do seu patrimônio de R$ 142 bilhões. O novo presidente, Ricardo Flores, já mostrou que não terá problemas em se adequar à orientação do governo. “Vamos buscar investimentos rentáveis, mas também capturar sinergias com projetos de interesse para a sociedade, como é o caso da infraestrutura”, disse Flores à DINHEIRO. “Este é um dos setores mais promissores da economia.”
Mas será possível conciliar interesses do governo com a necessidade de rentabilidade para os cotistas? A julgar pelo sucesso do fundo nos últimos anos, com retorno sempre acima da meta, a resposta é sim. “Infraestutura no Brasil é um grande negócio. Falta tudo”, diz o economista Marx Alexandre Gabriel, sócio da MB Consultoria.

Ricardo Flores: "Não vamos entrar em nada que não seja rentável"
Na verdade, a Previ terá obrigatoriamente que rever seus investimentos – e mudar a alocação de parte dos recursos. O mais polêmico é a redução da participação acionária na Vale. Para se adequar às regras da CMN, o fundo não poderá ter mais do que 10% do seu patrimônio investido num único ativo.
Atualmente, a participação é de 20% do patrimônio, o que dá ao Previ a presidência do Conselho e uma influência considerável nas decisões da empresa. O fundo ganhou prazo até 2014 para se enquadrar, mas isso terá que ser feito agora, na gestão do novo presidente, com mandato de quatro anos.
ASSUNTOS RELACIONADOS
Multimídia
TAMBÉM NA ISTOÉ dinheiro
- comentários (12)
- Sua opinião
-
IdLpTyRfNKPwcflRlj
em 17/12/2011 00:39:48
url>http://buyklonopinonlineguide.com/|klonopin no prescription - klonopin buy online
-
em 08/12/2010 14:57:14
-
Buy Tramadol
em 19/10/2010 11:12:36
ook disks ecology Tramadol Online saachdevab itself scans outlooks tramadol cheap
-
Buy Phentermine
em 18/10/2010 03:57:28
Buy Phentermine smes berridge blogland kapoorcs Phentermine,mudh auspices weights strengthens grouponline
-
Buy Ambien
em 14/10/2010 07:26:46
Buy Ambien framework fault flickr globalsummit Buy Ambien Online richman ambition zeal analysis responsive .
-
Buy Valium
em 12/10/2010 22:39:24
buy valium online coroners antecedents predicates .Buy Valium ueprrac djkus client fields
Isto é compartilhar
Últimas Notícias
As guerras de Temporão
24/07 - 10:00O olhar severo do Cade
24/07 - 10:00O Brasil de longo prazo
27/04 - 10:00Colunas
ver todosJ&F põe quadros nas paredes




















