NEGÓCIOS

Nº edição: 407 | 29.JUN.05 - 10:00 | Atualizado em 18.04 - 19:37

Franquias criativas

Quer ser seu próprio patrão? Então analise essas quatro oportunidades de negócios que selecionamos para você

Por Por ana paula kuntz

Esqueça as cadeias de fast food, as escolas de idiomas e as lojas de perfumes. DINHEIRO visitou a última ABFExpo, feira organizada pela Associação Brasileira de Franchising, em São Paulo, em busca de novidades no setor. Consolidado no País, o mercado de franquias movimentou R$ 31,6 bilhões em 2004, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Oportunidades não faltam para quem quer ser dono do seu próprio negócio. Muitas delas são inéditas, como é o caso do salão de beleza e barbearia Garagem. O nome já indica que não se trata de um salão como outro qualquer. O Garagem é dedicado exclusivamente ao público masculino. Inaugurado em 2001, começou atendendo dois clientes por dia. Hoje, são 60. O sucesso prova que, longe das vistas das mulheres, os homens ficam à vontade para não só fazer a barba e cortar o cabelo, mas também fazer as unhas, limpeza de pele, depilação e até mesmo tratamento anti-rugas. “Levamos quatro anos para entender muito bem esse mercado masculino”, diz Celso Forster, o proprietário da marca. “Agora, chegou a hora da expansão”. Entre infra-estrutura e equipamentos, o investimento inicial de um franqueado da Garagem é de R$ 150 mil. Dependendo do ponto onde for instalado – de acordo com Forster, um dos segredos do negócio – o faturamento mensal pode chegar a R$ 150 mil.

Se a intenção do empreendedor for apostar em um segmento que atraia tanto homens quanto mulheres, outra novidade é a franquia da Benedixt, uma loja de artigos para casa, como utensílios domésticos e objetos de decoração com design moderno. A expansão é resultado de pedidos de clientes da loja original, que funciona há doze anos na Praça Benedito Calixto, em São Paulo. “Havia muita demanda, principalmente de consumidores de outros estados”, diz o empresário Marcos Sancovsky, dono da Benedixt. A criação da franquia é resultado de uma parceria com a rede de livrarias Nobel, que tem uma experiência de 13 anos nesse mercado. Pelos cálculos dos sócios, uma loja com todos os produtos de decoração, incluindo móveis, deve ter no mínimo 300 metros quadrados. Um empreendimento desse porte demanda investimento de R$ 500 mil, capaz de gerar um faturamento de R$ 250 mil por mês. “O mercado de design está em alta porque as residências estão se transformando em centros de convívio e entretenimento”, diz Sérgio Milano, diretor da Nobel e parceiro da franquia da Benedixt. “Assim como um bom vinho, as pessoas também já sabem apreciar um bom design e não engolem qualquer coisa”.

Ainda no mercado do lar, outra empresa que chega ao setor de franquias é a Elgin Cozinhas. Com apenas dez lojas no eixo Rio-São Paulo e um faturamento anual de US$ 11 milhões, a rede agora quer regionalizar as vendas e a assistência técnica para o restante do País. Os executivos, porém, não desejam uma expansão descontrolada. “Apenas cinco lojas devem ser abertas até o final do ano”, afirma Alberto Chulam, diretor da Elgin Cozinhas. O investimento no negócio é de R$ 400 mil, incluindo a taxa de franquia. O faturamento estimado é de cerca de US$ 1 milhão por ano, o equivalente à venda de dez cozinhas por mês.

Para quem quer ficar longe do varejo, uma opção de franquia é a consultoria americana ERA (Expanse Reduction Analysts), especializada na redução de custos. A companhia, que acaba de desembarcar no Brasil, de nada lembra as firmas tradicionais, com séquitos de consultores instalados em escritórios modernos. Na ERA, cada franqueado é um consultor. Para fazer parte do negócio só é necessário ter conhecimento de mercado e um notebook para acessar a base de dados da empresa. A atividade não exige ponto comercial, funcionários, capital de giro nem infra-estrutura. “Aqui, o que vale é o conhecimento. O franqueado pode ser advogado, engenheiro, economista, não importa”, diz Fernando Macedo, diretor-executivo da ERA. “Quanto mais eclético o grupo de consultores melhor, pois atuamos em qualquer setor”. Antes de dar palpite na atividade alheia, cada consultor passa por um treinamento intensivo na ERA. A remuneração dos franqueados é calculada com base na economia de custos dos clientes.

A escolha de uma franquia criativa e inédita é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso. Como todo investimento, esse também tem seus riscos. Segundo dados da ABF, no ano passado três mil novos franqueados surgiram no País. Ao todo, são 59 mil. Entretanto, de cada 100 franquias em funcionamento, três fecham as portas por ano. “O perfil ideal do franqueado é de alguém com experiência gerencial, capacidade de liderança, afinidade com o mercado em que vai atuar e um nível de capital próprio”, observa Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. Segundo ele, na ânsia de ser dono do próprio negócio, muitos empreendedores recorrem a financiamentos, o que não é uma boa alternativa. “Com as altas taxas de juros cobradas por aqui, não vale a pena investir em uma franquia se tiver de financiar mais de 50% do projeto”, diz Camargo.

SALÃO DE BELEZA
Garagem
Centro de estética e barbearia exclusivo para homens
POR QUE VALE
É a primeira franquia do gênero, num mercado que cresce 5% ao mês
INVESTIMENTO – R$ 150 mil
TAXA DE FRANQUIA – R$ 50 mil
ROYALTIES – 7% do faturamento
FATURAMENTO – de R$ 50 mil a R$ 150 mil por mês
TEMPO DE RETONO 6 meses

CONSULTORIA
E.R.A.

Time de consultores que ajudam empresas a reduzir seus gastos
POR QUE VALE
Não tem custos fixos nem gastos com escritórios. Cada consultor é um franqueado
INVESTIMENTO – um notebook
TAXA DE FRANQUIA – R$ 90 mil
ROYALTIES – 20% do faturamento
FATURAMENTO – R$ 25 mil por mês
TEMPO DE RETONO - 18 meses

MÓVEIS
BENEDIXT
Loja de objetos de decoração com design moderno
POR QUE VALE
A rede, original de São Paulo, tornou-se sinônimo de objetos criativos e diferentes
INVESTIMENTO – R$ 500 mil
TAXA DE FRANQUIA – R$ 50 mil
ROYALTIES – de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil por mês
FATURAMENTO – R$ 250 mil por mês
TEMPO DE RETONO 3 anos

COZINHA
Elgin
Planejamento e montagem de estruturas de alto padrão em gastronomia
POR QUE VALE
A marca já está consolidada e fatura US$ 11 milhões por ano
INVESTIMENTO R$ 375 mil
TAXA DE FRANQUIA R$ 25 mil
ROYALTIES – não tem
FATURAMENTO – R$ 200 mil por mês
TEMPO DE RETONO 2 anos


Multimídia

A missão mais difícil de Belini

O executivo que fez da Fiat a maior montadora do País tem pela frente a tarefa de manter a liderança do mercado em um ambiente de crise, cercado por concorrentes cada vez mais agressivos e numerosos. Confira os bastidores da reportagem

Quem vai mandar nessa turma?

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara-se para passar o comando da empresa para seus filhos. em jogo, um negócio que movimenta mais de R$ 2 bilhões em 30 países

Os novos empreendedores do mercado erótico

Conheça histórias de empresários que mudaram radicalmente de ramo e decidiram apostar na indústria do prazer - que atualmente movimenta mais de US$ 46 bilhões por ano no mundo

Economia - Um vice-presidente com voz própria e personalidade forte

Crédito: Roberto Castro/Ag. Istoé

- - Fatos em Destaque

- - Fatos em Destaque


  • check this out now

    em 05/04/2014 06:17:29

    poQwoW Really appreciate you sharing this article post.Much thanks again. Will read on...

    Denuncie esse comentário

    • link building

      em 26/10/2013 18:46:03

      WRv9bc Major thanks for the blog post.Thanks Again. Cool.

      Denuncie esse comentário

      • ??? ??

        em 09/10/2013 16:47:10

        paul smith ?? ??? ?? http://www.bagsoinside.info/

        Denuncie esse comentário

        • UtECQlzXKOZpgEnqTj

          em 17/05/2011 23:49:36

          cialis and suboxone

          Denuncie esse comentário

          • Steve Bulloch

            em 15/03/2011 22:25:36

            My email Steve@bullochent.com

            Denuncie esse comentário

            • Steve Bulloch

              em 15/03/2011 13:48:06

              Hi i am a gay, looking 4 date with young boys, Steve@bullochent.com

              Denuncie esse comentário

              Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
              A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

                Isto é compartilhar

                Divida sua leitura com seus amigos

                Colunas

                ver todos
                publicidade

                Edições especiais

                índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

                © Copyright 1996-2011 Editora Três
                É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
                Fechar [X]