Algumas notícias de empresas apoiam as bolsas europeias em geral nesta segunda-feira. Por outro lado, indicadores fracos da China pressionam as ações do setor de commodities, em uma manhã negativa para o petróleo e o cobre.

O Deutsche Bank anunciou no domingo uma reestruturação em seu quadro executivo. Na avaliação do analista Christian Koch, do DZ Bank, as mudanças tornam o Deutsche Bank mais ágil e eficiente. Às 8h25 (de Brasília), a ação do Deutsche subia 3,6%, na Bolsa de Frankfurt. Outra notícia positiva veio da francesa Danone, que publicou balanço mostrando que suas vendas no terceiro trimestre foram impulsionadas pelo desempenho forte de suas vendas na Europa. Em Paris, a ação da Danone subia 2,23%.

A China, por outro lado, pressiona o setor de commodities. O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 6,9% no terceiro trimestre, na comparação anual, acima da previsão de 6,8% dos analistas, mas o pior resultado desde 2009. Além disso, os números chineses de produção industrial e vendas de moradia mostraram desaceleração. Diante desses dados, as ações ligadas aos setores de metais e petróleo sofrem pressão na Europa.

“No geral, é bastante desapontador”, comentou Klaus Baader, do Société Générale. “O investimento continuou a desacelerar muito fortemente, apesar dos esforços do governo para apoiar a economia. Isso não parece não ser o suficiente.”

Entre as mineradoras, Anglo American caía 4,80% e Glencore tinha baixa de 3,23%. No setor de petróleo e gás, Tullow Oil recuava 2,34% e OMV tinha baixa de 1,49%.

Nas bolsas europeias, às 8h51 Londres caía 0,18%, com as mineradoras pressionando. Frankfurt subia 0,85% e Paris tinha alta de 0,33%, enquanto Milão avançava 0,54%. Entre as moedas, o euro recuava a US$ 1,1316, com alguns analistas argumentando que os números chineses devem levar o Banco Central Europeu (BCE) a adotar um tom cauteloso nesta semana, enquanto a libra subia a US$ 1,5490.

O BCE anuncia sua decisão de política monetária na quinta-feira, quando também é concedida entrevista à imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi. Com a inflação fraca na zona do euro, alguns investidores e analistas especulam se a instituição pode fornecer mais estímulos à economia, como por exemplo elevar o nível ou a duração de suas compras de bônus. Hoje, às 13h, Ewald Nowotny, membro do conselho do BCE, realiza discurso e pode dar mais sinais sobre a trajetória do banco central.