A multinacional alemã Henkel, famosa por produzir a cola Super Bonder e dona de um faturamento global de E 18,7 bilhões, tinha definido que o Brasil receberia um de seus cinco centros de inovação espalhados pelo mundo até 2020. As crises política e econômica, entretanto, fizeram a empresa pisar no freio. “O plano era criar o centro de inovação até 2020, mas acho difícil que isso se concretize nesse período”, diz Manuel Macedo, presidente da Henkel no Brasil.

De olho no mercado

Engana-se quem pensa que a Henkel está parada. “Estamos de olho em ativos, principalmente no setor de produtos de limpeza, área que somos fortes na Europa com a marca Persil, e não temos presença por aqui”, diz o presidente Manuel Macedo. Ela conta com um departamento de Mergers and Acquisitions (M&A) e tem analisado oportunidades de aquisições de marcas e empresas tanto nacionais como regionais.

(Nota publicada na Edição 1022 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Márcio Kroehn)