Por Abhirup Roy e Kevin Krolicki

CINGAPURA (Reuters) – Elon Musk tem um manual para a Tesla enfrentar o que ele acredita ser uma recessão “séria”: cortar custos em tudo, desde peças até logística, mantendo a pressão sobre os concorrentes com reduções de preços nos carros.

Em uma teleconferência para discutir os resultados do quarto trimestre da Tesla, Musk e outros executivos delinearam planos para reformular a base de custos da fabricante de veículos elétricos depois de reduzir os preços em até 20%, um movimento que alguns analistas veem como o primeiro tiro em uma guerra de preços com outras montadoras.

Parte do plano é expandir a produção nas novas fábricas da Tesla em Berlim e Austin, no Texas, e aumentar a produção interna de baterias da empresa, já que a escala gera economia, disseram executivos.

Mas o diretor financeiro, Zachary Kirkhorn, disse que a empresa também estará “atacando todas as outras áreas de custos e diminuindo os aumentos de custos criados por vários anos de instabilidade relacionada à Covid”.

Isso significa administrar as fábricas da Tesla de forma mais enxuta, com menos materiais em estoque, cortando custos de remessa e logística e negociando preços mais baixos para componentes, disse ele – alertando os fornecedores da Tesla.

Entre seus fornecedores, a Tesla compra baterias da japonesa Panasonic e da chinesa CATL, e compra as enormes prensas que usou para reduzir o custo e a complexidade da produção do grupo italiano IDRA.

A Tesla também está cortando custos redesenhando elementos dos sistemas de bateria e motor elétrico, removendo recursos que os proprietários não estão usando, com base em dados coletados de sedãs Model 3 e do utilitário Modelo Y, disse a empresa.

“Você pode compensar parte da margem atingida pelo corte de preço com escala massiva e arquitetura eletrônica mais simples”, disse Russo. “É assim que eles estão tentando ganhar o jogo”, disse Bill Russo, fundador da consultoria Automobility.

Enquanto isso, o custo do lítio nas baterias de veículos elétricos – o componente mais caro – será maior em 2023 do que no ano passado, disse Kirkhorn, uma pressão que atingirá os rivais da Tesla que ainda estão perdendo dinheiro com os veículos elétricos.

“Meu palpite é que se a recessão for séria, e acho que provavelmente será, mas espero que não seja, isso levará a uma redução significativa em quase todos os nossos custos de insumos”, disse Musk. “Portanto, esperamos ver uma deflação em nossos custos de insumos, o que provavelmente levará a uma margem melhor.”

A Tesla prevê vendas de 1,8 milhão de veículos elétricos este ano, o que implica crescimento de vendas de cerca de 37%. Esse número anual pode chegar a 2 milhões de veículos, exceto se haver um choque externo, disse Musk.

A Tesla obteve um lucro médio de quase 9.100 dólares por veículo vendido no quarto trimestre, uma queda de 6% em relação ao trimestre anterior, mas ainda muito mais do que os concorrentes estabelecidos. O lucro da Tesla no terceiro trimestre por carro vendido foi mais de sete vezes maior do que o da Toyota Motor, por exemplo.

Kirkhorn disse que a Tesla espera que o preço médio de seus veículos fique em cerca de 47 mil dólares após os descontos. Em comparação, o preço médio de um veículo novo foi de pouco mais de 49.500 dólares no mercado dos EUA em dezembro, de acordo com o Kelley Blue Book.

Reduzir os custos também é fundamental para a próxima fase da expansão da Tesla que será detalhada em evento para investidores em março: os planos envolvem um veículo elétrico mais barato, que os analistas esperavam ter um preço abaixo de 35 mil dólares.

O custo médio por veículo da empresa, incluindo todas as categorias de gastos, foi de quase 44 mil dólares no quarto trimestre.

“O preço realmente importa. Acho que há um grande número de pessoas que querem comprar um Tesla, mas não podem pagar”, disse Musk.

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