Por Niket Nishant

BENGALURU, Índia (Reuters) – A Mastercard previu nesta quinta-feira crescimento de receita do trimestre atual abaixo das estimativas de Wall Street, dizendo que o impulso da demanda reprimida por viagens diminuirá daqui para frente.

A empresa de pagamentos disse que as viagens para a maioria das regiões se recuperaram para níveis vistos antes da pandemia, alimentando temores de um ambiente difícil em 2023, à medida que a economia perde força. As ações da empresa caíram quase 1,5%.

Após os aumentos de juros pelo Federal Reserve durante a maior parte do ano passado, a economia norte-americana começou a mostrar alguns sinais de desaceleração, com demissões generalizadas e temores de uma recessão incentivando os consumidores a economizarem mais, o que provavelmente afetará o crescimento do setor de turismo.

“A grande maioria das regiões já atingiu esse estado em que está crescendo em um ritmo saudável, mas não em um ritmo acelerado”, disse o diretor financeiro, Sachin Mehra, acrescentando que a região Ásia-Pacífico é uma exceção, pois ainda tem espaço para o crescimento à medida que a China retira medidas de isolamento social contra Covid.

“O crescimento do volume de pagamentos da Mastercard no quarto trimestre de 2022 permaneceu forte. A questão, no entanto, é por quanto tempo esse impulso será sustentado”, disse Kevin Kennedy, analista da empresa de pesquisa de investimentos Third Bridge.

O volume internacional, que acompanha os gastos com cartões fora do país de emissão e é um indicador da demanda por viagens, aumentou 42% nas três primeiras semanas de janeiro.

Mas esse crescimento deveu-se em grande parte a uma base mais baixa de comparação com o ano passado, quando a variante Ômicron do coronavírus estava se espalhando, escreveram analistas da Jefferies em nota.

A Mastercard disse que espera que a receita do primeiro trimestre cresça na “faixa máxima de um dígito alto”, enquanto analistas estimam um crescimento de 10,7%, de acordo com dados da Refinitiv.

A previsão minimizou o impacto de um resultado acima do esperado para o quarto trimestre. Em termos ajustados, a Mastercard teve lucro de 2,65 dólares por ação nos três meses encerrados em dezembro. Analistas, em média, esperavam 2,58 dólares por papel. A receita líquida subiu 12%, para 5,8 bilhões de dólares.

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