Saíram os números de venda de automóveis de passeio e comerciais leves no primeiro semestre. O balanço foi divulgado pela Fenabrave. E eles revelam algo que já era esperado, mas que levou “dois séculos” para acontecer. Finalmente a Fiat Strada foi desbancada da primeira posição no ranking das picapes.

Mas não foi a Volkswagen Saveiro que teve essa proeza. Lutou durante anos, mas não conseguiu. Coube à picape Toro, da própria Fiat, desbancar a Strada – que já chegou a ser o veículo mais vendido do Brasil em algum mês do passado recente. A conquista da Toro no fechamento do primeiro semestre é tão relevante que me faz lembrar de um poema de Luís de Camões na obra “Os Lusíadas”, que gosto de citar:

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram:
Que eu canto o peito ilustre lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram!
Cesse tudo o que a musa antiga canta, que outro valor maior alto se alevanta!

A última estrofe, “cesse tudo que a musa antiga canta”, significa que o poder mudou de mãos. A partir de agora, quem manda no segmento das picapes é a Toro – um veículo muito bem construído, que atende tanto às necessidades de quem precisa usá-la no trabalho como a de quem viaja com a família.

Ah, claro, existem as picapes médias (no Brasil chamadas de grandes), mas elas ainda usam carroceria montada sobre um chassi, o que remete aos caminhões. A Toro, não. Ela é uma carroceria monobloco, como um carro. Como a própria Strada, aliás, mas com muito mais espaço interno. E, por ter a construção de um carro, é mais gostosa e mais fácil de dirigir.

Mas vamos aos números. De janeiro a junho, a Toro emplacou 24.686 unidades. Logo a seguir aparece a Strada, com 24.025 licenciamentos. A Strada ainda é a mais vendida entre as picapinhas, mas dificilmente ela conseguirá segurar a Toro, pelo menos este ano.

Nos últimos dois meses, a Strada emplacou em média 4.317 unidades. A Toro licenciou 4.989 unidades. O ranking das cinco picapes mais vendidas no Brasil segue com a Saveiro (20.017 unidades), a Toyota Hilux (15.897) e a Chevrolet S10 (13.799). Parabéns à FCA pela visão de mercado, pois a Toro é um produto Fiat com tecnologia Jeep. Deu muito certo!