Por Martin Coulter

LONDRES (Reuters) – A fabricante europeia de chips STMicroelectronics teve resultado acima do esperado no quarto trimestre, apesar das condições econômicas desafiadoras, impulsionada por forte demanda de clientes.

A receita líquida subiu para 4,42 bilhões de dólares, de 4,32 bilhões no trimestre anterior. Analistas esperavam, em média, vendas de 4,32 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

A STMicro, cujos maiores clientes incluem Apple e Tesla, atingiu sua própria meta de receitano ano, somando 16,1 bilhões de dólares.

O lucro por ação no período foi de 1,32 dólar, acima da previsão média de 1,09 dólar apurada pela Refinitiv junto a analistas.

O presidente-executivo da STM, Jean-Marc Chery, afirmou que a forte demanda de clientes dos setores automotivo e industrial impulsionaram o desempenho da empresa.

Citando a forte demanda e capacidade de produção ampliada, Chery disse que a STM projeta receita anual de 16,8 bilhões a 17,8 bilhões de dólares.

A STMicro investiu 3,52 bilhões de dólares em 2022 e deve elevar a cifra para cerca de 4 bilhões este ano, principalmente para ampliação de capacidade produtiva.

O lucro líquido subiu para 1,25 bilhão de dólares no trimestre, alta de 12% sobre o período anterior.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ0P0S7-BASEIMAGE