A grife francesa Longchamp está saindo do Brasil. E não se trata apenas da crise. Quem conhece o mercado atesta sem sombra de dúvida: foi erro de estratégia. Quando chegou ao Brasil, com uma loja no exclusivo shopping Cidade Jardim, ela foi posicionada como uma marca de luxo – algo que está bem longe da realidade na Europa, onde é vista como uma grife democrática. Os preços dos produtos aqui estavam num patamar bem mais alto do que no exterior. Os clientes que eles miravam costumam viajar para o exterior e sabem bem quando estão levando gato por lebre.

A chegada da Eden Being

Eden Being
Foto: Divulgação

Enquanto isso, a grife Eden Being, do grupo hoteleiro Oetker Collection, dono do Le Bristol, em Paris, desembarca no País com uma butique dentro do Tangará, um hotel palácio que está prestes a ser inaugurado à beira da Marginal Pinheiros, em São Paulo. A loja contará com produtos de design, com altíssimo grau de exclusividade, de marcas brasileiras posicionadas no luxo. Pessoas próximas do projeto dizem que a curadoria de marcas que está sendo feita é meticulosa.

(Nota publicada na Edição 1011 da revista Dinheiro, com colaboração de: Márcio Kroehn)