O vice-presidente executivo financeiro e de relações com investidores da Embraer, José Antonio de Almeida Filippo, afirmou nesta terça-feira, 2, que a companhia entregou três aeronaves executivas na primeira semana de abril – originalmente, esses aviões seriam entregues e contabilizados ainda no primeiro trimestre do ano, mas agora serão computadas no segundo trimestre.

Durante teleconferência com jornalistas, Filippo ainda informou que essas entregas incluem um avião de grande porte e duas aeronaves leves. “Isso explica parte da variação nas entregas”, disse o executivo. Entre janeiro e março de 2017, a Embraer entregou 18 aeronaves comerciais e 15 executivas – no mesmo período de 2016, as entregas totalizaram 21 jatos comerciais e outros 23 executivos.

Quanto às perspectivas da Embraer para o ano, Filippo ressaltou que a companhia mantém todas as projeções de entregas e de indicadores financeiros fornecidas em março. “O cenário ainda é de desafios, com um mercado não muito aquecido, especialmente o executivo, que tem se mantido, mas sem crescimento”, disse.

Em relação à divisão comercial, Filippo ressaltou que o mercado é mais planejado e com ciclos mais longos. “Estamos ‘sold out’ para 2017, estamos bem programados”.

Ele ainda lembrou que o primeiro trimestre do ano é sazonalmente mais fraco, e que os resultados registrados nos primeiros três meses não são motivo para eventuais reprogramações das estimativas.