Em discurso para empresários do setor de franquias nesta quarta-feira, 21, o prefeito João Doria (PSDB) prometeu reduzir para dois dias o prazo para a abertura de empresas na cidade de São Paulo a partir de junho de 2018. O tucano divulgou o programa “Empreenda Fácil”, feito em parceira com o governo do Estado, e afirmou que já foi possível reduzir de uma média de 128 para sete dias o tempo de espera.

Doria afirmou que propôs para o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, o desafio de simplificar a burocracia para os empreendedores e reduzir gradativamente o tempo que leva para uma empresa ser aberta na capital paulista. Doria disse que a meta é reduzir para cinco dias em janeiro e para dois dias em junho do ano que vem. “Ele corre ‘risco de vida’ se não cumprir. O desafio é até 31 de maio do ano que vem. Ou seja, no dia primeiro de junho, serão necessários dois dias para se abrir uma empresa na cidade de São Paulo”, disse o prefeito. O tucano afirmou que o objetivo é, em 2018, colocar São Paulo entre as cinco melhores cidades do mundo para o empreendedorismo.

Doria voltou a falar que é preciso ter “esperança no Brasil” e pediu que os empresários não se “contaminem” com a situação política e comecem a investir em seus negócios. “Não percam a esperança, não deixem se contaminar com a questão política, olhem a economia dos seus negócios, olhem para o número de franquias”, afirmou em sua apresentação.

Cotado como candidato a governador e até a presidente da República, o prefeito afirmou que quer contribuir para o Brasil utilizando sua voz como prefeito de São Paulo, mas que isso não envolve a expectativa de ser candidato a algum cargo no ano que vem. “Esta contribuição não envolve nenhuma candidatura ou expectativa. Não sou candidato a presidente nem a governador. Eu sou candidato a ser um bom prefeito de São Paulo”, afirmou.