O dólar recuou ante algumas moedas fortes nesta segunda-feira, 10, após ter operado de lado durante o dia, com os investidores aguardando o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Janet Yellen, que começou pouco após o fechamento das bolsas de Nova York.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 110,93 ienes, a libra avançava a US$ 1,2415 e o euro operava estável, a US$ 1,0597.

Sinalizações de Yellen quanto a aumento de juros e/ou a diminuição do balanço do Fed serão levadas em consideração pelos investidores, já que a ata da reunião de março do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) apontou que o BC deve começar a reduzir seu balanço ainda em 2017. Na sexta-feira, o presidente da unidade de Nova York do Fed, William Dudley, disse que o balanço do BC deve ser reduzido e que o Fed poderia fazer uma “breve pausa” no processo gradual de elevação de juros para isso. A declaração de Dudley puxou o dólar para cima, já que juros mais altos em geral impulsionam a moeda, pois isso atrai mais investidores em busca de retorno.

O dólar ainda avançou sobre o won sul-coreano, após a notícia de que a Marinha americana teria reposicionado uma frota de porta-aviões na região da Península Coreana.

O euro, por sua vez, ficou estável ante o dólar, com investidores ponderando os riscos oriundos da disputada eleição francesa, que terá seu primeiro turno neste mês.