O dólar subiu ante a maioria das moedas nesta sexta-feira, 21, enquanto o euro recuou diante da cautela antes da votação do primeiro turno das eleições na França, cujo resultado ainda é incerto. No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 109,12 ienes e o euro recuava a US$ 1,0703.

Embora a divisa americana tenha caído ante o iene, subiu na comparação com a maioria das outras moedas. O iene e o franco suíço são destinos populares para os investidores em tempos de incertezas políticas e econômicas e, portanto, ganham força.

As incertezas sobre as eleições na França cresceram no último mês, após o candidato de extrema-esquerda, Jean-Luc Melenchon, ganhar força nas pesquisas de opinião. Preocupações com o aumento do apoio à candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, cresceram após um ataque em Paris ontem, que matou policiais.

Le Pen disse seguidas vezes que, caso vença, ela tirará a França da União Europeia (UE) e da zona do euro. Entretanto, o candidato centrista Emmanuel Mácron ainda é o favorito para vencer as eleições, segundo as últimas pesquisas divulgadas hoje. O primeiro turno da votação ocorre no domingo.

O dólar recebeu um impulso mais cedo, após os comentários do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, ter dado esperanças de que os cortes de impostos e a prometida reforma tributária ocorrerão “em breve”. Mais tarde, ao assinar um decreto que suspende regulações financeiras do governo de Barack Obama, o presidente americano, Donald Trump, disse que anunciaria o pacote da reforma tributária na próxima quarta-feira. (Com informações da Dow Jones Newswires)