O dólar recuou em relação a outras moedas principais nesta segunda-feira, 21, com os investidores aguardando pela conferência anual do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em Jackson Hole, que tem início na sexta-feira.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 108,90 ienes e o euro avançava para US$ 1,1811.

Com dados econômicos mistos nos EUA e um desvio do foco dos investidores da economia devido à incerteza política crescente em Washington, o mercado de câmbio aguarda por mais pistas em relação ao ritmo de aperto monetária a ser empregado pelo Fed. Na sexta-feira, a presidente da instituição, Janet Yellen, irá discursar em Jackson Hole e pode dar pistas sobre as elevações de juros nos EUA.

Na tarde desta segunda-feira, os futuros dos Fed funds, compilados pelo CME Group, apontavam para apenas 40,8% de chances de uma elevação dos juros em dezembro.

Expectativas de que o Fed irá aumentar as taxas a um ritmo mais gradual tendem a pesar sobre o dólar, tornando a moeda menos atrativo para os investidores.

O cenário atual “fornece uma sólida justificativa para o declínio constante do dólar durante a maior parte deste ano”, disse Omer Esiner, analista chefe de mercados da Commonwealth Foreign Exchange. Na sexta-feira, além de Yellen, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, também irá discursar em Jackson Hole.