O dólar avançou ante outras moedas fortes nesta terça-feira, 26, impulsionado pelo discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen. No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 112,26 ienes e o euro recuava a US$ 1,1793.

Na tarde desta terça-feira, a moeda dos Estados Unidos ampliou a alta em relação a euro e iene após o discurso de Yellen focado em política monetária e na inflação no país. De acordo com a dirigente, seria imprudente manter a política monetária do Fed inalterada até que a inflação alcance a meta de 2%. Além disso, Yellen voltou a defender uma alta gradual nas taxas de juros do país.

Passado o impulso com o discurso de Yellen, o dólar continuou subindo, mas mais distante das máximas do dia.

O euro, por sua vez, continuou pressionado pelos resultados eleitorais na Alemanha. Um desempenho mais fraco que o esperado da aliança conservadora da chanceler Angela Merkel e uma forte demonstração do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanah (AfD) sugerem que a maior economia da Europa pode enfrentar turbulências políticas.

“O resultado foi menos claro e menos desejável do que os mercados esperavam”, disse o diretor de estratégia de câmbio do Wells Fargo Securities, Nick Bennenbroek.