Em semana de definição da última Ptax de maio, na quarta-feira, 31, o dólar à vista abriu nesta segunda-feira, 29, em queda, mas subiu depois, se alinhando ao avanço do dólar futuro de junho registrado desde a abertura da sessão. Segundo operadores de câmbio, os sinais desiguais no começo do dia refletiram ajustes de posições ao fechamento anterior em meio a uma liquidez reduzida por conta dos feriados nos Estados Unidos e Reino Unido, onde os mercados permanecem fechados nesta segunda.

Na política, a troca de ministro da Justiça é a novidade da segunda-feira na crise do governo Temer, após o pedido de demissão da economista Maria Silvia da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na sexta passada.

Fontes afirmam nos bastidores que o novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, deve fazer mudanças na Polícia Federal, que conduz a Lava Jato e outras operações que investigam a corrupção envolvendo agentes privados, Michel Temer e vários ministros e integrantes de seu governo, além de deputados e senadores da base aliada e oposição.

Às 9h37, o dólar à vista subia 0,15%, aos R$ 3,2721. O dólar futuro para junho avançava 0,38%, aos R$ 3,2750.