Uma pesquisa realizada pelo Sebrae entre o fim de abril e início de maio demonstrou que as cooperativas financeiras registraram taxa de sucesso acima dos 30% na concessão de crédito para pequenos negócios. O índice é quase o triplo dos bancos privados (11,8%) e dos públicos (9,5%) nesta pandemia de Covid-19.

Presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Marco Aurélio Almada acredita que o cooperativismo demonstrou real apoio aos micro, pequenos e médios empresários, todos jurados de morte pela grave pandemia que paralisa o Brasil há pouco mais de três meses.

+ Câmara aprova texto-base da MP que estabelece crédito para financiamento de folha
+ Boa Vista: demanda por crédito do consumidor cai 6,2% em maio ante mês anterior
+ BC vai permitir uso de imóvel como garantia de mais de uma operação de crédito

“No Sicoob, nós mantivemos uma concessão de crédito mais arrojada, pois nosso sistema opera com um grande foco: prover aos cooperados o que eles precisam de uma instituição financeira. Neste cenário, é o crédito. Justamente por isso, em períodos de crises, são os momentos em que mais crescemos, pois praticamos a justiça financeira”, disse Almada, por meio de nota.

No segundo bimestre deste ano, o sistema liberou cerca de R$ 8,2 bilhões de crédito para Pessoas Jurídicas, ante a R$ 6,1 bilhões no mesmo período de 2019, um crescimento de 34%.

A instituição financeira adotou algumas medidas para amenizar o impacto da crise entre os mais de 4,7 milhões de cooperados, como a redução de 0,15% nas taxas de crédito ao mês para os PJs. Além disso, o aplicativo Sicoob Faça Parte também foi um elo de conexão com os clientes, já que a ferramenta possibilita a busca por uma cooperativa e a associação ao sistema na palma da mão.