Em compasso de espera antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), o dólar operou perto da estabilidade em relação a outras moedas principais nesta terça-feira, 19.

No fim da tarde em Nova York, o dólar operava estável a 111,48 ienes e o euro subia a US$ 1,2001.

Nesta quarta-feira, 20, espera-se que o Fed mantenha as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas, mas anuncie o início do enxugamento de seu balanço patrimonial de US$ 4,5 trilhões. O foco dos investidores estará em quaisquer mudanças nas projeções da instituição para futuras elevações nos juros no gráfico de pontos.

As chances de um novo aperto monetário em dezembro não param de subir. Os contratos dos Fed funds, compilados pelo CME Group, passaram de 57% na tarde de ontem para 58,3% na tarde de hoje. “O maior problema para o dólar nesta semana pode ocorrer se o Fed indicar uma mudança nas perspectivas de política em relação às expectativas de alta em dezembro”, afirmaram analistas do Scotiabank. “O dólar poderia estar sob pressão se as perspectivas de alta nos juros forem mais fracas.”

A moeda americana, no entanto, avançou em relação ao peso mexicano. Um forte terremoto atingiu o México nesta tarde, afetando a Cidade do México e paralisando as operações da Bolsa de Valores local. No fim da tarde, o dólar subia a 17,8229 pesos mexicanos.