São Paulo, 17 – A cooperativa Cocamar prevê processar um recorde de 1 milhão de toneladas de soja em seu parque industrial em Maringá neste ano, a partir de um volume também recorde de 1,360 milhão de toneladas de soja em grão recebidos de produtores cooperados ou originados no mercado. No ano passado, a cooperativa processou 852,9 mil toneladas.

Segundo o gerente industrial da Cocamar Valdemar Cremoneis, a indústria de óleos da cooperativa, estruturada para processar 3,2 mil toneladas/dia, opera a plena capacidade. De acordo com Cremoneis, 76% da matéria-prima são transformados em farelo e 19% em óleo. O farelo é o principal item de exportação da Cocamar. Em 2016, o refino da Cocamar foi de 139,9 mil toneladas, e o envase, de 6,8 milhões de caixas (de 900 ml cada).

Nas recentes reuniões mantidas pela diretoria e por superintendências com os produtores para prestação de contas do primeiro semestre, a cooperativa revelou que já tinha recebido 1,178 milhão de toneladas de soja dos cooperados. Também será necessário adquirir 56 mil toneladas junto a terceiros até o fim do ano, segundo a Cocamar, para atender à demanda industrial. Em 2016, problemas climáticos afetaram a produção do Estado, e o recebimento total de soja foi de 1,063 milhão de toneladas.

A Cocamar mantém estruturas operacionais para recebimento de soja nas regiões noroeste e norte do Paraná, oeste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul.