O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) marcou para a próxima quarta-feira, dia 28, o julgamento da operação de compra da Estácio Participações pela Kroton Educacional. A pauta da sessão, que terá início às 10h, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 22.

Como o Broadcast antecipou esta semana, há “chances reais” do Cade reprovar a operação, segundo fontes que acompanham as negociações, por não estar chegando a um acordo com as partes. A avaliação é que, após o órgão ter sido citado na delação de executivos da JBS, o conselho quer passar uma mensagem dura à sociedade, de que age de maneira firme, justamente no julgamento de uma das maiores operações do ano.

Nas últimas semanas, com o recrudescimento das conversas, a Kroton ofereceu vender um pacote com cerca de 250 mil matrículas. De acordo com fontes, o remédio foi considerado suficiente pela conselheira relatora do caso, Cristiane Alkmin. Mas o restante dos conselheiros acha que é necessário mais.

Entre as propostas exigidas pelo Cade, está a venda da marca Anhanguera e grande parte dos ativos ligados à universidade, o que a Kroton considera desproporcional.

Pauta

Na pauta da próxima sessão do Cade, ainda há a análise de negócio entre Ipiranga Produtos de Petróleo e Alesat Combustíveis, de pedido de autorização precária e liminar envolvendo ato de concentração cujas informações são sigilosas, de acesso restrito, e de vários requerimentos, todos de acesso restrito.