O aplicativo brasileiro 99, que permite chamar táxis e caronas pagas, acaba de receber um investimento de US$ 100 milhões da gigante de internet e telecomunicações japonesa SoftBank. O valor faz parte da mesma rodada de investimentos iniciada em janeiro, quando o aplicativo de transporte mais popular da China, o Didi Chuxing, investiu outros US$ 100 milhões no aplicativo brasileiro, em parceria com o fundo de investimentos Riverwood. O total de US$ 200 milhões representa o maior aporte já feito em uma startup brasileira em uma única rodada na história.

Com a transação, o SoftBank torna-se um acionista minoritário da 99, assim como ocorreu com a Didi. A transação foi finalizada na semana passada, quando o presidente executivo da 99, o norte-americano Peter Fernandez, viajou à Tóquio para se reunir com o presidente do SoftBank, Masayoshi Son.

Fundado em 1981, o SoftBank é uma das maiores empresas de telecomunicações e internet do mundo. A empresa é dona da operadora japonesa de mesmo nome, além da operadora norte-americana Sprint. No ano passado, ela comprou a britânica ARM – responsável pela arquitetura dos processadores usados na maioria dos smartphones e tablets — numa das maiores transações do setor de tecnologia do mundo, por US$ 31 bilhões.

O grupo japonês, que é um dos maiores investidores de aplicativos de carona paga no mundo, é um dos principais investidores da chinesa Didi Chuxing. No final de abril, o serviço levantou US$ 5,5 bilhões para o serviço. Além disso, já fez aportes em aplicativos de táxi e carona populares como o Grab, na Ásia, e o Ola, na Índia.

O SoftBank também criou neste ano o maior fundo global de investimentos para startups, o Vision Fund, com mais de US$ 93 bilhões. O fundo inclui capital da própria SoftBank e do fundo de investimento público da Arábia Saudita, além de aportes da Apple e fabricante de chips Qualcomm. O objetivo do fundo é investir em negócios com potencial de ganho de longo prazo – não há informações, porém, de que o aporte na 99 tenha sido feito a partir do Vision Fund.

O serviço de transporte brasileiro 99, que começou a operar em 2012 como um aplicativo exclusivo para táxis, hoje tem mais de 200 mil motoristas e 14 milhões de usuários registrados na plataforma. É um dos principais rivais do aplicativo norte-americano Uber no País, ao lado do aplicativo espanhol Cabify, que recentemente anunciou que pretende investir US$ 200 milhões em sua expansão pelo Brasil.