As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, em meio à continuidade da recuperação dos mercados chineses e apesar de dúvidas sobre a aprovação de um plano tributário nos EUA.

No terceiro dia seguido de ganhos na China, o índice Xangai Composto subiu 0,36%, a 3.152,19 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,54%, a 1.900,03 pontos. A valorização veio após investidores interpretarem comentários do presidente chinês, Xi Jinping, como sinalização de que Pequim poderá ser mais branda nos esforços de combater negócios especulativos com ações.

“O discurso (de Xi) destacou o principal, que é de que apertos na regulação não podem ser tão agressivos a ponto de disparar riscos sistêmicos”, comentou Zhang Gang, analista da Central China Securities.

O dia foi positivo também para o Hang Seng, que garantiu alta de 0,49%, a 24.698,48 pontos, e para o Taiex, que mostrou ganho marginal de 0,04% em Taiwan, a 9.860,62 pontos.

Os mercados asiáticas haviam iniciado o pregão em tom negativo, diante da falta de detalhes de uma proposta de reforma tributária apresentada ontem pelo governo Trump e dúvidas sobre a aprovação do plano no Congresso. Recentemente, a Casa Branca fracassou ao tentar passar na Câmara dos Representantes um plano de saúde em substituição ao chamado Obamacare.

Em Tóquio, o Nikkei caiu 0,19%, a 19.251,87 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões de valorização.

Nesta madrugada, o Banco do Japão (ou BoJ, como é conhecido o BC japonês) decidiu manter sua política monetária inalterada, mas reduziu sua projeção de inflação para o ano fiscal que se encerra em março, de 1,5% para 1,4%. A meta de inflação do BoJ é de 2%. A instituição também sinalizou que não pretende reverter tão cedo suas agressivas medidas de estímulo monetário, o que agradou investidores da região asiática.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi apresentou ligeira alta de 0,07% em Seul, a 2.209,46 pontos, mas o filipino PSEi caiu 0,85% em Manila, a 7.661,01 pontos.

Na Oceania, a bolsa da Austrália fechou no azul pelo quinto pregão consecutivo, ainda sustentada pelo forte desempenho dos maiores bancos do país. O S&P/ASX 200 avançou 0,2% em Sydney, a 5.921,50 pontos, atingindo o maior nível em duas semanas. Com informações da Dow Jones Newswires.