A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira, em meio à crescente avaliação de que diminuíram as chances de um conflito militar iminente entre EUA e Coreia do Norte e o consequente enfraquecimento do iene frente ao dólar, fator que tende a beneficiar ações de exportadoras negociadas no mercado japonês.

O Nikkei terminou o pregão de hoje com valorização de 1,11%, a 19.753,31 pontos. Com isso, o índice acionário reverteu a perda de 0,98% da sessão anterior.

O iene caiu em relação ao dólar durante a madrugada, após a mídia estatal da Coreia do Norte divulgar que o líder do país, Kim Jong-un, irá primeiro observar a conduta dos EUA antes de ordenar um possível teste com mísseis em águas próximas de Guam, território administrado por Washington. O gesto foi interpretado como uma tentativa de reverter as tensões com os EUA.

Recentemente, EUA e Coreia do Norte trocaram ameaças que geraram temores sobre a possibilidade de uma eventual guerra e deixaram os mercados acionários mundiais pressionados durante boa parte da semana passada. Fonte: Dow Jones Newswires.