A Bolsa de Tóquio fechou em leve baixa nesta quinta-feira, em meio a dúvidas sobre a aprovação de um plano tributário nos EUA e após decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).

O índice Nikkei caiu 0,19% hoje, a 19.251,87 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões em que avançou mais de 1% a cada dia, o que não acontecia desde meados de 2013.

Como esperado, o governo Trump anunciou ontem uma proposta de reforma tributária que veio em linha com o que já havia vazado antecipadamente, mas não apresentou um cronograma para a aprovação do plano no Congresso. Recentemente, a Casa Branca fracassou ao tentar passar na Câmara dos Representantes um plano de saúde em substituição ao chamado Obamacare.

Já nesta madrugada, o BoJ – como é conhecido o BC japonês – decidiu manter sua política monetária inalterada, mas reduziu sua projeção de inflação para o ano fiscal que se encerra em março, de 1,5% para 1,4%. A meta de inflação do BoJ é de 2%. Com informações da Dow Jones Newswires.