Edição nº 1019 19.05 Ver ediçõs anteriores

Um passo à frente: a importância de antecipar-se às tendências

Um passo à frente: a importância de antecipar-se às tendências

O Brasil oferece infinitas possibilidades para quem tem visão estratégica e consegue antecipar-se às necessidades do consumidor

Quem tem o desejo de iniciar um novo negócio deve ter em mente a importância de estar conectado ao que acontece ao seu redor. Um dos grandes segredos das empresas líderes em seus setores é a capacidade que seus gestores têm em antecipar tendências de mercado e começar a praticá-las imediatamente. 

Em épocas de desconfiança sobre o futuro da economia, é comum que empreendedores guardem seus esforços e seu dinheiro para agir em um momento de maior segurança. Não investir em tempos de crise parece ser uma jogada de mestre: quanto menos riscos o seu negócio estiver exposto, maior a chance do seu sucesso.

Entretanto, nem sempre a teoria e a prática se complementam. Acredito, verdadeiramente, que vence o empreendedor que for capaz de chegar primeiro. E isso significa arriscar-se, ir ao encontro do mundo, não ficar esperando pelo momento ideal para só depois colocar em prática o seu plano. 

Quem muito espera pelo momento ideal corre o risco de ver suas ideias serem colocadas em prática por outras pessoas. E a oportunidade perdida, infelizmente, não voltará atrás.

Uma dica valiosa é acompanhar o que acontece lá fora, principalmente, em países da Europa e nos Estados Unidos. Aqueles mercados, geralmente, ditam o que será tendência por aqui e aí está uma oportunidade de chegar à frente da concorrência.

Foi de olho no mercado exterior que enxerguei a oportunidade de investir no setor de alimentação saudável e fast food – existe uma tendência mundial crescente por um estilo de vida cada vez mais saudável e prático. Além disso, alimentação é um dos poucos setores que consegue se manter estável mesmo em cenários de crises.

O Brasil, hoje, oferece infinitas possibilidades para quem tem visão estratégica e consegue antecipar-se às necessidades do mercado consumidor. Lembre-se: este pode ser o momento ideal para investir e, em um futuro breve, enquanto os outros estarão plantando as sementes, você já estará colhendo os seus frutos. Pense nisso!


Mais posts

Incentivo ao empreendedorismo: um negócio da China

Nos últimos anos tive o prazer de ampliar as relações comerciais com a China e conhecer de perto a cultura empreendedora desenvolvida [...]

Ninguém jamais fez algo grandioso sozinho

Chegamos ao fim de 2016, um ano marcado por fatos marcantes no cenário político e econômico no Brasil e no mundo. Sem [...]

Seguir em frente é a única opção

Depois de meses de incertezas políticas e econômicas, o Brasil virou a página de um capítulo importante da sua [...]

Por que eu acredito que a Olimpíada 2016 deu certo para o Brasil

Um dos eventos mais importantes do esporte está prestes a começar. A Olimpíads 2016, que este ano será realizada no [...]

Por que estou trazendo a Taco Bell ao Brasil

A chegada da Taco Bell ao Brasil movimentou o mercado no início de junho: após quase dois anos de negociações, [...]
Ver mais