Edição nº1007 24.02 Ver edições anteriores

Um passo à frente: a importância de antecipar-se às tendências

Um passo à frente: a importância de antecipar-se às tendências

O Brasil oferece infinitas possibilidades para quem tem visão estratégica e consegue antecipar-se às necessidades do consumidor

Quem tem o desejo de iniciar um novo negócio deve ter em mente a importância de estar conectado ao que acontece ao seu redor. Um dos grandes segredos das empresas líderes em seus setores é a capacidade que seus gestores têm em antecipar tendências de mercado e começar a praticá-las imediatamente. 

Em épocas de desconfiança sobre o futuro da economia, é comum que empreendedores guardem seus esforços e seu dinheiro para agir em um momento de maior segurança. Não investir em tempos de crise parece ser uma jogada de mestre: quanto menos riscos o seu negócio estiver exposto, maior a chance do seu sucesso.

Entretanto, nem sempre a teoria e a prática se complementam. Acredito, verdadeiramente, que vence o empreendedor que for capaz de chegar primeiro. E isso significa arriscar-se, ir ao encontro do mundo, não ficar esperando pelo momento ideal para só depois colocar em prática o seu plano. 

Quem muito espera pelo momento ideal corre o risco de ver suas ideias serem colocadas em prática por outras pessoas. E a oportunidade perdida, infelizmente, não voltará atrás.

Uma dica valiosa é acompanhar o que acontece lá fora, principalmente, em países da Europa e nos Estados Unidos. Aqueles mercados, geralmente, ditam o que será tendência por aqui e aí está uma oportunidade de chegar à frente da concorrência.

Foi de olho no mercado exterior que enxerguei a oportunidade de investir no setor de alimentação saudável e fast food – existe uma tendência mundial crescente por um estilo de vida cada vez mais saudável e prático. Além disso, alimentação é um dos poucos setores que consegue se manter estável mesmo em cenários de crises.

O Brasil, hoje, oferece infinitas possibilidades para quem tem visão estratégica e consegue antecipar-se às necessidades do mercado consumidor. Lembre-se: este pode ser o momento ideal para investir e, em um futuro breve, enquanto os outros estarão plantando as sementes, você já estará colhendo os seus frutos. Pense nisso!


Mais posts

Ver mais

Recomendadas

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.