Mesmo após o anúncio oficial da prefeitura cancelando o carnaval das marchinhas em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, os blocos estão saindo pelas ruas do centro histórico. Desde sexta-feira, 24, milhares de pessoas se aglomeram nas estreitas ruas do município de 10 mil habitantes encravado no alto da Serra do Mar.

Diferentemente dos anos anteriores, os blocos têm saído sem a estrutura de som que chegava a arrebanhar até 30 mil pessoas. A banda que saía em cima do caminhão, agora, canta no chão em meio ao público fiel, que mesmo sem a infraestrutura de banheiros químicos e segurança privada, não abandonou a folia na cidade.

Neste sábado, 25, o primeiro bloco, que até 2016 saia ao meio-dia, o Juca Teles, desceu a ladeira às 11h15. Será assim durante os quatro dias de folia. A cidade está com o comércio pronto para receber os foliões. As pousadas da cidade estão lotadas.

Uma dívida deixada pela administração anterior obrigou a prefeita, Ana Lúcia Bilard, do PSDB, a retirar o patrocínio público para a festa que traz para a cidade mais de 150 mil pessoas durante o carnaval.