Rss

Blogs e colunas

Poder

Poder

Nº edição: 556 | 28.MAI.08 - 10:00 | Atualizado em 09.Feb.10 - 16:38

Poder

por Denize Bacoccina

TRABALHO
Disputa na Esplanada
Voltou a pressão contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, por conta do envolvimento do deputado pedetista Paulo Pereira da Silva na Operação Santa Tereza, que investiga irregularidades em empréstimos do BNDES. Apesar dos problemas envolvendo o partido, sua influência no Ministério continua a mesma.

DIPLOMACIA
Mudança de postura
O Planalto acha que será "construtiva" a relação com o novo presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Na conversa que teve com Lula, em Lima, na semana passada, Lugo não tocou no tema de Itaipu. Por outro lado, disse que o Brasil será o primeiro país que visitará depois da posse, em 15 de agosto. Lula já prometeu um pacote de bondades para ajudar a desenvolver o país vizinho. Na semana passada, o Mercosul aprovou o financiamento de dois projetos do Paraguai no Focem, um fundo para lidar com as "assimetrias" no bloco.

SENADO
Sem homofobia
Causou polêmica na reunião da Comissão Mista de Orçamento a decisão da relatora, senadora Serys Slhessarenko, de priorizar projetos relacionados ao combate à homofobia nas emendas parlamentares ao orçamento de 2009. Além desse, ela definiu outros 16 temas prioritários para as emendas individuais, limitadas a cinco por parlamentar. Slhessarenko também quer discutir com o ministro Guido Mantega de onde vêm os recursos para a criação do fundo soberano.

TRIBUTOS
Esforço produtivo

Depois da desconfiança dos setores que não foram beneficiados com a desoneração tributária, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, passa o mês de junho viajando pelo Brasil. Sua missão é mobilizar empresários para aderir à PDP, a Política de Desenvolvimento Produtivo.

CENA DO PLANALTO
O chimarrão amargo da oposição
Ao entrar no gabinete do deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS), o visitante sempre se surpreende com: quer um mate? Se recusar, a pergunta é refeita. Se não aceitar, o deputado toma ali mesmo, solitário, o seu chimarrão. A cada frase um gole. Se o visitante não quiser fazer desfeita, divide com o parlamentar a cuia e a bomba. Só não vale deixar a erva amarga na metade. Isso sim é imperdoável.


MEIO AMBIENTE
Tudo normal

Marina Silva deixou o Ministério do Meio Ambiente levando consigo quatro assessores. O restante continuou trabalhando normalmente. O secretário-executivo João Paulo Capobianco, por exemplo, só deve deixar o posto depois da posse de Carlos Minc, na terça-feira.

NOTAS

Além da relação política, o presidente Lula quer impulsionar os negócios de empresas brasileiras na América Central na viagem a El Salvador, na quinta-feira. O principal interesse é o etanol, que ao passar por uma triangulação no país pode ser exportado para os Estados Unidos sem a sobretaxa cobrada do combustível que segue direto do Brasil. O comércio brasileiro com a América Central aumentou 280% desde 2003, mas a corrente de comércio ainda é de US$ 1,6 bilhão, menos de 1% do total.

O novo conselho deliberativo da Sudam, que será empossado na próxima sexta-feira, em cerimônia em Belém, já com uma missão: aprovar dois fundos, com orçamento total de R$ 2,9 bilhões, para financiar projetos na região. Os nove governadores da região marcam presença na cerimônia, comandada pelo presidente Lula.

com Adriana Nicacio e Gustavo Gantois

 



Por favor, preencha todos os campos abaixo para deixar seu comentário.
A Istoé Dinheiro pode utilizar este comentário para divulgação na revista impressa.

    • Editora 3

    índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

    © Copyright 1996-2011 Editora Três
    É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
    Fechar [X]