Apesar de ser considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Apple raramente começa um mercado. Com os tocadores digitais de música e os smartphones, a companhia da maçã saiu atrás, mas mudou os conceitos do setor com seus produtos. É o que espera agora o chefão Tim Cook com o HomePod, uma caixa de som inteligente que foi anunciada na segunda-feira 5, em um evento para desenvolvedores em San José, na Califórnia.

Essa é a resposta da companhia ao Echo, da Amazon, e ao Home, do Google. O HomePod (foto acima) usará o sistema de inteligência artificial da empresa, a Siri, e terá também uma alta qualidade de som. Com ele, será possível escutar música, mas também receber notificações do celular ou controlar dispositivos como geladeiras, lâmpadas e termostatos conectados. Nos EUA, o preço será US$ 349, maior do que o de seus rivais.

As caixas de som inteligentes serão o centro da casa conectada, um mercado que pode valer US$ 155 bilhões em 2022, segundo a consultoria americana Strategy Analitics. A Amazon está ganhando essa briga por larga margem. Ela detém uma fatia de 70,6% do mercado americano, contra 23,8% para o Google Home, segundo a eMarketer. Desde que foi lançado, em novembro de 2014, a empresa de Jeff Bezos já vendeu oito milhões de unidades do Echo, por conta da popularidade da Alexa, a assistente virtual do aparelho.

(Nota publicada na Edição 1022 da Revista Dinheiro)