A NuBank deu o primeiro passo para se transformar em um banco. A fintech criada pelo colombiano David Vélez lançou, na semana passada, a NuConta. Trata-se de uma conta bancária no qual o dinheiro depositado passa a render automaticamente em uma taxa indexada ao CDI. Não há tarifa de manutenção ou custo transferência de dinheiro para outras contas, inclusive de outros bancos. “Um dos nossos objetivos é atender 60 milhões de brasileiros que não têm conta bancária”, afirma Vélez. Apesar desses atrativos, o serviço, com o perdão do trocadilho, ainda é um pouco pelado. Ele não tem recursos suficientes para substituir os bancos tradicionais. Não é possível fazer saques, nem pagar contas na modalidade de débito. O pagamento de boletos, que só deve ser habilitado nos próximos meses, também faz falta. Desde que foi lançado, o famoso cartão de crédito roxo já conquistou 2,5 milhões de clientes, que não pagam anuidade ou taxas bancárias. Com isso, Vélez estima que eles já economizaram R$ 1,44 bilhão desde 2013.

(Nota publicada na Edição 1042 da Revista Dinheiro)